Entre os dias 06 e 07 de agosto, o Auditório do Espaço Apolo 235, no Recife, recebeu o II SEMINÁRIO RECIFE CIDADE PARQUE – Os desafios da habitabilidade no Recife. O projeto Recife Cidade Parque é parte integrante do Macro Plano Estratégico Recife 500 anos, que visa a uma série de ações para o ano de 2037, quando a cidade completará 500 anos. O seminário buscou repensar o modelo de políticas públicas de habitação da cidade.
O evento contou com especialistas, gestores públicos e organizações populares locais, nacionais e internacionais, que apresentaram abordagens contemporâneas e experiências inovadoras na discussão sobre como a cidade pode crescer de forma sustentável, enfrentando riscos ambientais e os desafios dos eventos extremos. A sessão de abertura contou com a apresentação do Projeto Recife Cidade Parque e a palestra sobre a experiência paulistana de urbanização em áreas ambientalmente sensíveis, Cantinho do Céu, proferida por Marcos Boldarini.
O Núcleo Recife do INCT Observatório das Metrópoles contribuiu com a participação de vários de seus membros: a professora Maria Angela de Almeida Souza, que apresentou uma perspectiva histórica da habitação de interesse social; Danielle de Melo Rocha, que falou sobre a participação popular na construção de soluções para a regularização urbanística e fundiária de habitações de interesse social; Rosa Cortês, que apresentou o panorama dos estudos de uso e ocupação do solo dentro do eixo habitação do Projeto Recife Cidade Parque; e Fabiano Diniz, que apresentou a parceria entre a UFPE e o TJPE para a operação do programa Moradia Legal, de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S).

No segundo dia do evento, estiveram presentes os professores Fábio Mosaner e Bruno Lima, apresentando o Laboratório de Projetos da Graduação da Universidade Federal de Pernambuco, e o professor convidado Ricardo Wiese, da Universidade Federal de Santa Catarina, que apresentou os desafios da implementação da Residência em Assistência Técnica de Habitação de Interesse Social (ATHIS) em Santa Catarina. Alexandre Hoddap, do Coletivo Peabiru, trouxe ao debate casos de projetos de habitação de interesse social, enquanto Beatriz Pedro, professora emérita da Universidad de Buenos Aires, contribuiu com a apresentação da experiência de desenvolvimento do processo participativo de urbanização da Villa 20, na Cidade Autônoma de Buenos Aires.
A realização do Projeto Recife Cidade Parque é fruto de um convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Prefeitura do Recife, em parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e de Habitação do Recife. Para saber mais, siga: @recifecidadeparque




















