Skip to main content

O Núcleo São Paulo do INCT Observatório das Metrópoles é um dos organizadores do Curso de Capacitação em Indicadores e Metodologias para Políticas Públicas Urbanas, iniciado no dia 15 de setembro de 2025, em parceria com o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE), a PUC-SP e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Voltada a gestores e técnicos(as) dos municípios que integram o CIOESTE, a formação busca oferecer ferramentas para o uso de dados sociais, econômicos e demográficos na formulação de políticas públicas. A capacitação é gratuita, presencial e acontece entre setembro e outubro, com certificação emitida pela PUC-SP.

A primeira oficina do curso foi realizada na sede do consórcio e contou com a palestra do professor e demógrafo Luis Felipe Aires Magalhães (NEPO/UNICAMP), pesquisador do Núcleo São Paulo. Ele apresentou fontes de dados relevantes para a gestão pública, com destaque para os resultados do Censo Demográfico 2022, abordando temas como crescimento populacional e domiciliar, estrutura etária e envelhecimento, composição étnico-racial, precariedade habitacional, educação e dinâmicas migratórias nos municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), em especial naqueles que compõem o CIOESTE.

Também participaram da atividade a professora Lúcia Bogus (PUC-SP) e a pesquisadora Marília Bello, ambas integrantes do Núcleo São Paulo, além de autoridades locais como Mário Jorge Junqueira, coordenador da Câmara Técnica de Desenvolvimento Econômico do Consórcio, e Jorge Lapas, secretário executivo do CIOESTE.

A iniciativa, que segue até o dia 1º de outubro, reforça a atuação do Observatório no apoio à formulação de políticas públicas urbanas baseadas em evidências, fortalecendo a integração entre pesquisa acadêmica e gestão pública.