No dia 05 de novembro (quinta-feira), às 19:00, ocorrerá o debate “A nova direita e as bases sociais do Bolsonarismo”, com a participação de Jairo Marconi Nicolau (cientista político e professor titular do CPDOC/FGV) e André Singer (jornalista e cientista político, professor do PPGCP/USP).

O evento correrá no âmbito do I Seminário do Laboratório de Estudos Políticos e Pesquisas da Metrópole (LEPPEM), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), intitulado “Agenda e desafios do Brasil Contemporâneo”.

Nelson Rojas de Carvalho, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRRJ e coordenador do LEPPEM, será o mediador do debate. Nelson também é pesquisador da Rede Observatório das Metrópoles, onde participa do projeto de pesquisa “Regimes Urbanos e Governança Democrática”.

A mesa “A nova direita e as bases sociais do Bolsonarismo”, inclusive, discutirá uma série de temas de interesse da rede: a forte predominância das regiões metropolitanas e grandes conglomerados urbanos na base de Bolsonaro, que venceu em praticamente todos os grandes centros urbanos em 2018; as razões pelas quais o Lulismo, se conseguiu reter os eleitores do Nordeste, não teve o mesmo êxito nos centros urbanos; as transformações sociodemográficas e culturais que se verificam nas metrópoles nas últimas duas décadas e os efeitos políticos dessas transformações; e, por fim, abordará as perspectivas da esquerda de recuperação desses territórios.

Acompanhe o debate que será transmitido pelo canal do LEPPEM no YouTube e pela página do laboratório no Facebook.

O I Seminário LEPPEM/UFRRJ “Agenda e desafios do Brasil Contemporâneo” também terá outras mesas no mês de novembro, confira a programação:

Mais informações: leppem.ufrrj@gmail.com