isbn | 9786556260248

A questão regional e urbana no Brasil

Por Adroaldo Quintela Santos, Antonio Carlos F. Galvão, César Ricardo Siqueira Bolaño, Cid Olival Feitosa, Inês Patrício, Mariano de Matos Macedo, Nelson V. Le Cocq D'Oliveira (orgs.)
Assuntos: Wilson Cano; Economia; Desenvolvimento Regional; Cidades
publicado por Fundação Perseu Abramo e Expressão Popular
Brasil 608 páginas publicado em 2021

Este livro é fruto de intenso trabalho coletivo, que reuniu duas editoras, uma associação nacional representativa dos economista (ABED) e muitos parceiros. Como resultado desse movimento, temos nas mãos um conjunto com mais de 30 autores e autoras e seus 26 artigos cuidadosamente dedicados a valorizar a importância do professor Wilson Cano e seu pensamento sobre desenvolvimento regional e urbano brasileiro.

Dividido em três partes, a primeiro delas trata das questões de sua biografia, sua trajetória profissional e da importância de sua obra, a segunda parte aborda as questões regionais e urbanas que incidem sobre o desenvolvimento brasileiro no geral e, por fim, a terceira avança no tratamento de compartimentos territoriais específicos – sejam regiões, estados ou outros recortes quaisquer – para realçar a ampla linha de colaborações que Wilson Cano reuniu durante sua trajetória, como orientador e líder da pesquisa nessas temáticas no país.

Talvez como nenhum outro, Wilson Cano procurou cobrir o território nacional em busca das bases de explicação dos fenômenos regionais e urbanos que interessavam à compreensão de aspectos essenciais da dinâmica espacial do desenvolvimento brasileiro. Destacamos a presença, no livro, de reprodução (em fac-símile) da carta de próprio punho endereçada por Celso Furtado ao Wilson Cano, com elogios ao seu livro Ensaios sobre a formação regional do Brasil (2002).

Link para o livro