Entre os dias 19 e 27 de outubro de 2021 acontecerá, em formato online, o 45º Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Até o dia 07 de junho é possível submeter resumos para um dos Simpósios de Pesquisa Pós-Graduada (SPG) do evento.

Divulgamos o SPG35 Política Local: a política do urbano e as políticas no urbano no Brasil, coordenado por Filipe Souza Corrêa (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Richardson Moura da Camara (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), ambos pesquisadores do Observatório das Metrópoles.

O presente SPG tem como escopo a reflexão sobre os processos políticos em nível local, bem como suas condicionantes e resultados contemporâneos. Neste âmbito, o foco reside na investigação sobre as possíveis mudanças recentes nas dinâmicas de exercício do poder nas esferas municipal, intermunicipal (metrópole) e intramunicipal (bairros), particularmente tendo em vista os impactos da conjunção de dois fenômenos atuais de maior alcance: 1) o recrudescimento da agenda neoliberal na escala global, através da ascensão de projetos políticos cada vez mais voltados para o privilegiamento de agentes de mercado e seus objetivos de acumulação em detrimento de outras demandas; e 2) a agudização da crise do regime democrático liberal, indicada pela recente ascensão de governos nacionais com inclinações autoritárias em diversos continentes e por crescentes contestações populares quanto à legitimidade das instituições políticas estabelecidas.

Podem submeter resumos pesquisadores(as) cursando, no mínimo, mestrado. Para se inscrever no SPG35 Política Local: a política do urbano e as políticas no urbano no Brasil, acesse o site da ANPOCS.