isbn | 9788577854776

Arranjos urbano-regionais no Brasil: uma análise com foco em Curitiba

Por Rosa Moura
Assuntos: arranjos urbanos; planejamento urbano;
publicado por Letra Capital
Brasil 319 páginas publicado em 2016

O livro “Arranjos Urbanos-Regionais no Brasil: uma análise sobre Curitiba”, da pesquisadora Rosa Moura, identifica e conceitua a categoria espacial dos arranjos urbanos-regionais, mostrando que são unidades concentradoras de população, infraestrutura científico-tecnológica, relevância econômico-social e forte articulação regional, extrapolando a cidade enquanto forma física delimitada pelo espaço construído e contínuo, incorporando formas nem sempre contínuas de aglomerações urbanas mais extensas.

A análise joga luz sobre o arranjo urbano-regional de Curitiba, e debate a dinâmica de urbanização no Paraná, a conformação da rede de cidades, os fluxos decorrentes da circulação de mercadorias e acesso a serviços, e os movimentos pendulares.

O livro é resultado da tese homônima defendida pela pesquisadora Rosa Moura, no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná, com orientação da profª Olga Lúcia C. de F. Firkowski, coordenadora do Núcleo Regional Curitiba da Rede Observatório das Metrópoles.

Link para o livro