Desde setembro, o Observatório das Metrópoles, em conjunto com 15 programas de pós-graduação, oferece a  disciplina colaborativa e institucional “As metrópoles e a ordem urbana brasileira: os desafios do direito à cidade” em formato virtual.

A disciplina está estruturada a partir do programa de pesquisa “As Metrópoles e o Direito à Cidade na inflexão da ordem urbana brasileira” do INCT Observatório das Metrópoles. Tematizadas por seus pesquisadores(as), as abordagens teóricas e metodológicas sobre a questão metropolitana na atualidade são debatidas através dos seguintes pontos:

  • “A Metrópole Brasileira: Formação e Metamorfose”;
  • “Rede Urbana e Direito à Cidade”;
  • “Território e Desigualdades Sociais”;
  • “Governança Metropolitana e Regimes Urbanos”;
  • “Conflitos, Insurgências e Alternativas ao Desenvolvimento Urbano”.

Ocorrendo semanalmente, a disciplina atualmente está em seu décimo segundo encontro. O registro das aulas é disponibilizado em nosso canal no Youtube toda sexta-feira. Confira as aulas disponíveis:

A disciplina seguirá no mês de janeiro do próximo ano, totalizando 16 aulas. A mesa-redonda de encerramento, que ocorrerá no dia 29 de janeiro, às 14:30, abordará o tema “A Questão Urbana, Direito à Cidade e o Desenvolvimento Nacional”. Além do coordenador do Observatório, Luiz Cesar Ribeiro, a economista e a autora do livro “Curto-Circuito. O vírus e a volta do Estado”, Laura Carvalho, e o professor Nabil Bonduki participarão do debate.