Organizado por Camila D’Ottaviano, pesquisadora do Observatório das Metrópoles, o livro Habitação, Autogestão & Cidade pretende contribuir para o debate sobre a prática da autogestão no Brasil, a partir da experiência recente do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades (MCMVEntidades). A publicação reúne um conjunto de textos que apresenta  um balanço dos entraves, mas também dos avanços e conquistas recentes no que diz respeito à produção de moradia via autogestão para a população de baixa renda.

Tendo como pano de fundo a pesquisa sobre o MCMV-Entidades e a provisão habitacional propiciada pelo PMCMV, o livro busca avançar tanto em análises quantitativas mais gerais sobre o Programa quanto em análises específicas sobre experiências paradigmáticas, mas também contribuir para o debate sobre autogestão e produção habitacional cooperativada.

A autoconstrução tem sido uma das principais formas de acesso à moradia para a população de baixa renda nas cidades brasileiras, em favelas e loteamentos periféricos (irregulares ou não). Nesse sentido, a pesquisa se desenvolveu a partir das seguintes questões:

  • Qual a capacidade de auto-regulação em experiências de autoconstrução/autogestão e qual a possibilidade de atuação governamental para criar e otimizar novas formas socialmente adequadas de produção habitacional e de urbanização?
  • Como mapear as práticas de autoconstrução/autogestão?
  • Como os construtores (indivíduos ou famílias) vivenciam a experiência desde seu início, passando pela fase de produção até o momento de mudança para suas novas moradias?
  • Como casas ou bairros autoconstruídos/autogestionários impactam o acesso à moradia adequada e acessível, e as redes de sociabilidade de seus habitantes?

Conforme destaca Adauto Cardoso no prefácio, o trabalho desenvolvido no livro se junta a um conjunto de outras reflexões que vem sendo feitas dentro do Observatório das Metrópoles visando um grande balanço do ciclo das políticas urbanas no lulismo:

Esse balanço é fundamental para pensarmos alternativas e para olharmos para o passado recente com clareza e discernimento, buscando identificar toda a potência dos eventos que vivemos. Esse é o trabalho que nos cabe como acadêmicos, como cientistas sociais e como militantes da utopia de cidades mais justas e sustentáveis. 

A seguir, confira a estrutura do livro:

Prefácio – Adauto L. Cardoso
Apresentação – Camila D’Ottaviano

  • 1. O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA ENTIDADES: CRÍTICA NECESSÁRIA VERSUS CONSOLIDAÇÃO DOS AVANÇOS (Camila D’Ottaviano)

PARTE I Autogestão e Cooperativas Habitacionais

  • 2. A EXPERIÊNCIA DAS COOPERATIVAS HABITACIONAIS URUGUAIAS E O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA ENTIDADES (Giovanna Piesco e Marília Müller)
  • 3. O MUTIRÃO HABITACIONAL AUTOGERIDO (Thais Velasco)
  • 4. UMA ANÁLISE INSTITUCIONAL DO DESENVOLVIMENTO DAS COOPERATIVAS HABITACIONAIS NA HOLANDA (Daan Bossuyt)

PARTE II O Programa Minha Casa Minha Vida

  • 5. O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA ENTIDADES: TRAVESSIA DE UM LABIRINTO (Adelcke Rossetto Netto e Camila D’Ottaviano)
  • 6. O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA FAIXA 1 EMPRESARIAL EM PIRACICABA: “ENGARRAFANDO O CAPETA” OU “MINHA CASA É UM PALÁCIO”? (Daniel Grisotto e Camila D’Ottaviano)
  • 7. AUTOGESTÃO HABITACIONAL NO RIO DE JANEIRO: O ACÚMULO DE EXPERIÊNCIAS E A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA ENTIDADES (Ana Clara Meirelles de Miranda)
  • 8. O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA ENTIDADES NO BRASIL: GRANDES DIFERENÇAS REGIONAIS (Camila D’Ottaviano)

PARTE III Moradia em São Paulo

  • 9. FORMAS DE MORADIA E A UNIFICAÇÃO DAS LUTAS DE CORTIÇO E MORADIA (ULCM) NA CIDADE DE SÃO PAULO (Cecília Andrade Fiúza e Juliana do Amaral Costa Lima)
  • 10. A OCUPAÇÃO PRESTES MAIA COMO ALTERNATIVA DE MORADIA (Júlia Murad e Camila D’Ottaviano)
  • 11. É PAU, É PEDRA: AUTOCONSTRUÇÃO NA REALIDADE CONTEMPORÂNEA DE SÃO PAULO (Caio Santo Amore e Gabriel Enrique Higo Mafra Cabral)

PARTE IV A Experiência Gaúcha

  • 12. AS COOPERATIVAS HABITACIONAIS DE BENTO GONÇALVES-RS. TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS DE UMA PRODUÇÃO AUTOGESTIONÁRIA (Clarissa do Nascimento Friedrich)
  • 13. A COOTRAHAB E A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO HABITACIONAL POR COOPERATIVA (Natalia D’Agostin Alano)

O livro está disponível para download em nossa Biblioteca Digital.