Voltar

Brasília

O Núcleo Brasília da Rede INCT Observatório das Metrópoles está sediado em dois campi da Universidade de Brasília (UnB), no campus Darcy Ribeiro no Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (PPG-FAU) e no campus da Faculdade UnB Planaltina, no qual possui um laboratório de estudos urbanos e ambientais. É constituído por pesquisadores vinculados à Universidade de Brasília (UnB), ao governo do Distrito Federal (GDF) e a outras faculdades do Distrito Federal. A experiência de seus pesquisadores é de longa data, o Núcleo Brasília, dentro da estrutura do Observatório das Metrópoles, atua principalmente na linha de análises espaciais urbano-ambientais.

O Núcleo Brasília teve sua origem a partir de estudos realizados em nível de doutorado, de seu coordenador prof. Rômulo Ribeiro, na temática de dispersão urbana e exclusão socioespacial apresentados no Observatório das Metrópoles em 2006. Com o interesse do Observatório das Metrópoles nesses estudos, os laços com os pesquisadores do PPG-FAU se estreitaram. Em 2009 houve o convite formal para o ingresso do PPG-FAU na rede e desde então o Núcleo Brasília tem buscado se consolidar na área de análise espacial.

Também em 2009 a equipe do Núcleo Brasília ingressou no conjunto de temáticas e linhas do Projeto “Observatório das Metrópoles: território, coesão social e governança democrática: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Natal, Goiânia e Maringá. 2009-2013” (INCT/CNPq/FAPERJ – Processo 573.866/2008-2). Este projeto desenvolveu em quatro linhas de atuação: Linha I – Metropolização, dinâmicas metropolitanas e o território nacional; Linha II – Dimensão sócio-espacial da Exclusão/Integração nas metrópoles: reprodução das desigualdades e impactos na sociabilidade urbana; Linha III – Governança Urbana, Cidadania e Gestão das Metrópoles; Linha IV – Monitoramento da realidade metropolitana e desenvolvimento institucional.

Os pesquisadores do Núcleo Brasília que integram o Observatório das Metrópoles estavam envolvidos em estudos na Linha II ‐ Dimensão sócio‐espacial da Exclusão/Integração nas metrópoles: reprodução das desigualdades e impactos na sociabilidade urbana do INCT/CNPq/FAPERJ, desenvolvendo atividades consoantes ao projeto ao qual aderiram, em níveis diferenciados de envolvimento: coordenação de projeto; membro integrante de um ou mais projetos; com estudos específicos sobre a Brasília e sua RIDE.

Atualmente o Núcleo Brasília é integrado do INCT Observatório das Metrópoles no projeto “AS METRÓPOLES E O DIREITO À CIDADE: conhecimento, inovação e ação para o desenvolvimento urbano, 2015-2020”. Este projeto se desenvolve em quatro linhas de atuação: Linha I – Metropolização e o desenvolvimento urbano: dinâmicas, escalas e estratégias; Linha II – Direito à Cidade na Metrópole: Bem-Estar Urbano e Oportunidades; Linha III – Direito à Cidade, Cidadania e Governança Urbana; Linha IV – Estratégias Metropolitanas para o Direito à Cidade e o Desenvolvimento Urbano. Os pesquisadores do Núcleo Brasília que integram o Observatório das Metrópoles estão envolvidos nas diferentes linhas de pesquisa deste INCT, de forma a contribuir para o conjunto de conhecimento que será gerado pela rede.

INSTITUIÇÕES INTEGRANTES

  • Universidade de Brasília – UnB
    • Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo – PPG-FAU
    • Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais – PPG-CA
    • Curso de Graduação em Gestão Ambiental
  • Universidade Católica de Brasília – UCB
    • Curso de Graduação em Engenharia Ambiental
    • Curso de Graduação em Engenharia Civil
  • Centro Universitário UniEuro
    • Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo
  • CODEPLAN – Companhia de Planejamento do Distrito Federal
    • Diretoria de Estudos Urbanos e Ambientais – DEURA

PUBLICAÇÃO

Brasília: Transformações na Ordem Urbana

 

COORDENAÇÃO REGIONAL

Rômulo José da Costa Ribeiro
(UNB)
CNPQ
Frederico Rosa Borges de Holanda
(UNB)
CNPQ

PESQUISADORES PRINCIPAIS

PESQUISADORES COLABORADORES