Skip to main content

Caderno de Experiências ODS no Rio Metropolitano e no Brasil

O INCT Observatório das Metrópoles divulga o lançamento do “Caderno de Experiências de Territorialização, Monitoramento e Incidência dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS”, resultado da parceria da Casa Fluminense, enquanto membro da SDSN, com a GIZ, por meio do projeto Solutions Iniciative. A publicação será lançada durante o 10º Fórum Rio e tem o propósito de difundir e colaborar para o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável no Brasil e no Rio Metropolitano até 2030.

“Acreditamos que é possível alcançar sustentabilidade a partir de ações replicáveis”, afirma Vitor Mihessen, Coordenador de Informação da Casa Fluminense.

Muitas pessoas acham utopia falar nos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) para os seres humanos, ainda mais quando lembramos do prazo estabelecido pela ONU, a chamada Agenda Global 2030, que está logo ali. Isso acontece porque existe uma dificuldade generalizada de ver na prática a aplicação desses objetivos na vida cotidiana das pessoas. Esse é desafio que o “Caderno de Experiências de Territorialização, Monitoramento e Incidência dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS” apresenta.

O Caderno de Experiências aponta 6 passos fundamentais para a implementação dos ODS nas Regiões Metropolitanas, a saber:

1 – Sensibilização: Sensibilizar a sociedade sobre a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana;

2 – Diagnóstico: Adotar linha de base com desafios e oportunidades;

3 – Indicadores: Definição de indicadores territorializados de monitoramento das metas;

4 – Alinhamento: Verificar o alinhamento dos planos e ações existentes com os ODS e as Regiões Metropolitanas;

5 – Parcerias: Formação de parcerias estratégicas com Organizações da Sociedade Civil, Universidades, empresas e governos;

6 – Monitoramento: Monitorar o desenvolvimento sustentável na escala da metrópole.

Ao todo são 30 experiências espalhadas na região metropolitana do Rio de Janeiro e nos estados da Bahia, Minas Gerais e São Paulo focadas no ODS 11: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

A publicação já está disponível para download no site da Casa Fluminense em duas versões (português e inglês) e vai ser debatida durante o 10º Fórum Rio, evento que acontece dia 25 de novembro no Galpão da Cidadania, região portuária do centro do Rio.

Acesse: http://casafluminense.org.br/projetos/caderno-de-experiencias-ods-no-rio-metropolitano-e-brasil/

Sugestão de abordagem: Faltam apenas 12 anos para os países cumprirem o prazo da Agenda 2030 de sustentabilidade que a ONU estabeleceu para a humanidade. Como as metrópoles estão encarando esse desafio?

Há planejamento para atingir os objetivos?

Para mais informações, acesse o site da Casa Fluminense.

 

» Com informações de Aline Souza, Comunicação da Casa Fluminense.

 

Publicado em Notícias | Última modificação em 16-11-2017 18:38:53