Promovido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o curso de Análise Criminal visa transformar a análise de dados e estatísticas em ferramenta operacional, de forma a contribuir para a tomada de decisão e gestão das atividades policiais.

Na sua primeira edição, o curso é uma iniciativa do Observatório da Segurança Cidadã (OSC/ES), no âmbito do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, e prevê a formação de 50 analistas criminais. A formação inclui noções de estatística e interpretação de dados, permitindo a análise e o cruzamentos de informações. A iniciativa contribui para o campo estratégico e os esforços de inteligência no combate à violência no Estado.

Pablo Lira, coordenador do Núcleo Vitória.

Com aulas virtuais e presenciais, incluindo formação teórica e visitas de campo, o curso será ministrado por especialistas do campo da segurança pública, como Daniel Cerqueira, diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e coordenador do Atlas da Violência; a mestre em Economia pela PUC-Rio e coordenadora do OSC/ES, Bárbara Caballero; e o doutor em Geografia e pesquisador do IJSN e do Observatório das Metrópoles Núcleo Vitória, Pablo Lira.

A formação tem previsão de término em dezembro e a intenção é oferecê-la semestralmente, tendo como público-alvo agentes de segurança pública do Estado do Espírito Santo, como servidores da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guardas Municipais e demais gestores da área.

Observatório da Segurança Cidadã

O Observatório da Segurança Cidadã do Espírito Santo (OSC/ES), criado em 2019, com estrutura transversal e sob coordenação executiva do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), tem por objetivo subsidiar ações estratégicas de controle e prevenção à criminalidade, a partir de dados e informações de fontes públicas e/ou privadas. Algumas de suas competências são: contribuir com a gestão das informações, proporcionar transparência às informações obtidas, democratizar o acesso às informações e incentivar o acesso às informações.

Para conhecer o OSC/ES, acesse: www.ijsn.es.gov.br/observatorio-da-seguranca-cidada