Skip to main content

No último dia 16, a Câmara Municipal de Natal prestou homenagem especial à Maria do Livramento Miranda Clementino, coordenadora do Núcleo Natal do Observatório das Metrópoles e professora do Instituto de Políticas Públicas (IPP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na sessão, proposta pela vereadora Nina e com a presença de familiares e colegas, foi concedido o título de cidadã natalense para a professora, em reconhecimento a sua atuação e contribuição para a cidade.

Homenagem a profa. Maria Livramento na Câmara Municipal de Natal. Foto: Verônica Macedo.

Nascida em 1º de janeiro de 1950, em Taipu, cidade do interior do Rio Grande do Norte, Maria do Livramento dedicou grande parte de sua carreira à UFRN, pesquisando sobre Natal e sua Região Metropolitana, sendo também responsável pela fundação do núcleo potiguar do Observatório das Metrópoles. Com mais de três décadas de trabalho no Departamento de Ciências Sociais, ela posteriormente desempenhou um papel fundamental na criação e consolidação do Departamento de Políticas Públicas em 2009, extinto em 2022 com a criação do IPP.

Antes disso, ao lado de outros pesquisadores, a professora foi uma das fundadoras do grupo de pesquisa Estado e Políticas Públicas (1989), que abriu caminhos para a criação do Núcleo Avançado de Políticas Públicas (NAPP) em 2004. Sob sua liderança, o NAPP foi palco da concepção e implementação do curso de bacharelado em Gestão de Políticas Públicas (2008) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (2010).

O comprometimento e liderança de Maria do Livramento foram cruciais na expansão das áreas de estudo e pesquisa relacionadas as políticas públicas na UFRN, além das valiosas contribuições para a questão metropolitana e regional, deixando um legado notável para a comunidade acadêmica e para a sociedade natalense.

Professora Maria do Livramento com colegas e pesquisadores do Núcleo Natal. Foto: Saulo Nóbrega.

*Com informações do IPP/UFRN.