Coronavírus e a luta de classes

A Editora Terra Sem Amos lançou o livro “Coronavírus e a luta de classes“, que reúne uma compilação de artigos escritos por seis pesquisadores que compõem um campo crítico do pensamento social dedicado a analisar e transformar a realidade existente.

Contribuem com a publicação:

  • MIKE DAVIS – A crise do coronavírus é um monstro alimentado pelo capitalismo
  • DAVID HARVEY – Política anticapitalista em tempos de COVID-19
  • ALAIN BIHR – França: pela socialização do aparato de saúde
  • RAÚL ZIBECHI – Coronavírus: a militarização das crises
  • ALAIN BADIOU – Sobre a situação epidêmica
  • SLAVOJ ŽIŽEK – Um golpe como “Kill Bill” no capitalismo

Confira o texto de apresentação:

“Sempre que a peste e a morte se aproxima do cotidiano geral das pessoas, uma narrativa muito peculiar surge, condensada na frase ‘isto afeta a todos de forma igual’. A experiência histórica mostra justamente o contrário – é nestes momentos de calamidade pública (pandemias, enchentes, secas, terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis, etc) onde as divisões de classe se manifestam com mais clareza. Em nosso caso atual, é fato que a expansão da doença é ‘democrática’ – atinge ricos, pobres, trabalhadoras, príncipes, políticos e revolucionários. Mas seu tratamento ou mesmo a prevenção é o que separa os palácios das taperas, como séculos atrás apontava o geógrafo Eliseé Réclus. A disposição dos poderosos, existem testes rápidos, leitos em hospitais bem assistidos e que garantem com mais eficiência a cura e o restabelecimento destes. Para nós, os ‘debaixo’, resta a precarização de um sistema de saúde sucateado por subsequentes governos que de forma clara ou velada, sempre serviram aos interesses neoliberais. Dessa forma, a temática da luta de classes não pode se ausentar das análises sobre a pandemia de Covid-19 (e de outras, do passado e que virão)”.

Baixe gratuitamente o livro “Coronavírus e a luta de classes”: CLIQUE AQUI.

A obra também está disponível para venda física, pelo valor de R$ 15 com frete grátis para todo o país, e serão enviados a partir do dia 31 de março ou dependente da situação geral da pandemia. Saiba mais em: terrasemamos.wordpress.com

 

Tags: , , , , ,