Debater os megaeventos é preciso!

By 01/06/2011dezembro 4th, 2017Notícias

Com o processo de preparação para os megaeventos em andamento e suas conseqüências vindo à tona, a sociedade brasileira é impelida à realização de debates sobre o assunto.  Na próxima semana três eventos envolvendo diferentes segmentos ocorrerão de forma a abrir importantes espaços de discussão acerca do quadro de ampla reestruturação urbana que vem se delineando para as metrópoles nacionais.

No dia 06 de junho, próxima segunda-feira, às 19 h, acontecerá o debate “O Rio e os Megaeventos”, onde o vereador Eliomar Coelho e a doutoranda do IPPUR, Nelma Gusmão, abordarão temas como Olímpiadas, Copa do Mundo, Porto Maravilha, Minha Casa Minha Vida, Morar Carioca, UPP’s, Copa das Confederações, Jogos Militares, Remoções e Direitos Humanos, de maneira a fomentar a discussão. O evento, aberto a todos, será no Sindicato dos Metroviários, localizado na Avenida Rio Branco, 277 4° andar, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Para maiores informações clique aqui.
Entidades representativas como o Crea-RJ, Confea, Clube de Engenharia, Senge-RJ, Sarj, Seaerj e o Sinduscon-Rio se unem na realização do Seminário Copa do Mundo 2014 – Projetos, Rumos e Perspectivas (http://www.crea-rj.org.br/blog/vem-ai-o-seminario-copa-do-mundo-2014/) para discutir os projetos relacionados à Copa do Mundo de 2014 e suas conseqüências para as cidades-sede brasilieras. O evento ocorrerá no Clube de Engenharia (Av. Rio Branco, 124, Centro do Rio de Janeiro), no dia 07/06, das 08 às 17h30 e tem como público-alvo profissionais envolvidos nos projetos e obras no município, profissionais em geral, entidades empresariais e sociedade civil. As inscrições devem ser feitas através do seguinte endereço eletrônico: copa2014@crea-rj.org.br
Já em São Paulo, o Insper (Rua Quatá, 300, Vila Olímpia) receberá no próximo dia 6, a partir das 18 h, os secretários do município do Rio de Janeiro Carlos Roberto Osório e Felipe Góes para o seminário “Olimpíadas no Brasil – desafios e oportunidades”. Os secretários falarão sobre os desafios envolvidos na realização das Olimpíadas Rio 2016 e discutirão as consequências desse evento mundial para a cidade-sede no médio e longo prazo.
Uma iniciativa do Centro de Políticas Públicas do Insper, o evento é voltado para a produção de pesquisas sobre a economia brasileira, com o objetivo de estimular o debate sobre políticas públicas no Brasil.
As vagas são limitadas e os interessados podem fazer suas inscrições pelo site: http://www.insper.edu.br.

Colaboração: Erick Omena