A pesquisadora Denise Elias, do Núcleo Fortaleza do INCT Observatório das Metrópoles, conquistou, no dia 11 de agosto, o Prêmio Jabuti Acadêmico, em sua 3ª edição, na categoria Geografia e Geociências. O reconhecimento veio com a obra “A produção da fábula do agronegócio no Brasil: novas e velhas faces da dependência” (Letra Capital Editora), e a cerimônia foi transmitida pelo canal da Câmara Brasileira do Livro no YouTube. Publicado em 2025, o livro foi selecionado entre os cinco finalistas da categoria e reúne décadas de pesquisa sobre as transformações do agronegócio e seus impactos sobre o território brasileiro. A obra está disponível gratuitamente em nossa Biblioteca Digital.

Foto: Renato pequeno
O Prêmio Jabuti Acadêmico e o reconhecimento da contribuição de Denise Elias
Por Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, coordenador do Observatório das Metrópoles
O reconhecimento de Denise Elias com o Prêmio Jabuti Acadêmico 2026, por “A produção da fábula do agronegócio no Brasil: novas e velhas faces da dependência”, coroa quatro décadas de uma trajetória intelectual rigorosa e engajada. O livro é uma leitura necessária para quem busca entender o Brasil, oferecendo uma análise crítica sobre o agronegócio globalizado e suas consequências territoriais, políticas e ambientais.
A obra é um marco ao desmascarar a “fábula” do agronegócio, desconstruindo os pilares que sustentam a hegemonia do setor — como a falsa promessa de que ele seria a solução para a fome, a suposta sustentabilidade ambiental e a inocuidade dos agrotóxicos. Ao desatar os “nós do agronegócio”, Denise Elias demonstra como esse modelo, baseado na apropriação privada de bens naturais, na financeirização e na corrupção normativa, mantém vivas as faces arcaicas e modernas da nossa dependência.
Para o INCT Observatório das Metrópoles, a contribuição de Denise Elias é fundamental. Ela nos oferece chaves interpretativas para compreender a reestruturação da ordem urbana e regional brasileira, submetida à lógica da acumulação rentista-neoextrativista. A autora mostra como a expansão do agronegócio fragmenta o território e impõe uma urbanização corporativa, reconfigurando cidades médias e pequenas para servir aos interesses de corporações transnacionais. Essas “cidades do agronegócio” não apenas evidenciam a seletividade espacial do capital, mas representam o avesso do direito à cidade, aprofundando desigualdades socioespaciais e a pobreza estrutural.
Ao integrar a teoria de Milton Santos com uma sólida base empírica, Denise Elias não apenas diagnostica a crise, mas aponta que a alternativa para o Brasil passa pela resistência, pela articulação com movimentos sociais e pela construção de uma sociedade de direitos. O Prêmio Jabuti Acadêmico 2026 celebra, assim, uma obra que funciona como um farol para todos que lutam por um território livre de práticas que reduzem a vida a mero valor contábil.
Confira o livro em nossa Biblioteca Digital, CLIQUE AQUI.
A cerimônia foi transmitida pelo YouTube. Assista a esse momento histórico!
