isbn | 9786587594897

Espaços Metropolitanos: processos, configurações, metodologias e perspectivas emergentes

Por Rosa Moura e Olga Lucia C. de Freitas-Firkowski (org.)
Assuntos: Crescimento urbano; Planejamento urbano; Urbanização
publicado por Letra Capital
Brasil 498 páginas publicado em 2021

Nesta publicação reúne-se o primeiro conjunto de resultados da atual etapa da pesquisa “Organização do espaço metropolitano e construção de parâmetros de análise das dinâmicas de metropolização”, que prossegue em desenvolvimento no âmbito do Observatório das Metrópoles.

Sob coordenação de Rosa Moura e Olga Lucia C. de Freitas-Firkowski, a pesquisa visa compreender o processo de metropolização brasileiro e seu poder de articulação e polarização, com ênfase nos processos e formas espaciais de concentração e desconcentração urbanas das regiões metropolitanas e sua integração funcional com outros conjuntos urbanos do território nacional.

Os dezesseis capítulos que compõem este livro foram incorporados em três partes, de modo a representar algumas das diferentes dimensões do processo de metropolização, que refletem as preocupações da equipe de pesquisa. A parte 1 é intitulada “Espaços metropolitanos: configurações e processos”, a parte 2, “Espaços metropolitanos: realidades em comparação”, e a parte 3, “Espaços metropolitanos: metodologias, parâmetros e perspectivas emergentes”.

Link para o livro