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Crédito: Reprodução/Web

Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro e Nelson Rojas apresentaram, no Congresso City Future 2014 em Paris, estudo de caso sobre a metrópole do Rio de Janeiro no contexto dos megaeventos esportivos. O trabalho integra o projeto “Estado, Grandes Firmas e Governança para o Desenvolvimento Metropolitano” que visa a construção de um Consórcio Internacional de Pesquisa Metropolitana. O próximo encontro do grupo será em Guangzhou (China) em dezembro de 2014.

Segundo o coordenador nacional do INCT Observatório das Metrópoles, Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, a participação no Congresso City Future 2014 representou um passo importante para a consolidação do grupo internacional de pesquisa metropolitana.

O projeto “Estado, Grandes Firmas e Governança para o Desenvolvimento Metropolitano” está sendo desenvolvido por um grupo de institutos de pesquisas em cidades como Paris, Londres, Roma, Istambul, Bombaim e Pequim. Coordenado por Christian Lefèvre, da Université Paris-Est Marne La Vallée, o projeto busca compreender a evolução da produção de estratégias e políticas que lidam com o desenvolvimento urbano na escala metropolitana. Para isso, estão sendo investigados vários tipos de políticas e atividades: desenvolvimento econômico, infraestrutura, a elaboração de documentos de planejamento e na elaboração e produção de arranjos de governança. Sendo que o foco do projeto será os agentes econômicos, nomeadamente as grandes firmas.

A hipótese é de que as novas elites globais que estão surgindo são qualitativamente diferentes das elites tradicionais. Cada vez mais essas elites estão buscando duas coisas: (i) para que os estados aumentem suas atividades em termos dos cada vez mais complexos códigos legais e regulamentares e as despesas de bem-estar; e (ii) para que os estados em seguida convertam a formulação e implementação dessas atividades em uma série de contratos, que estas mesmas empresas podem capturar e controlar em nome dos estados.

Desse modo, as novas elites globais privadas dependem de gastos sociais. Eles não são, portanto, anti-estado e anti-regulação por si – na verdade, eles se beneficiam diretamente do aumento de gastos do Estado e estruturas regulatórias. E, no entanto suas atividades apresentam pouco de políticas urbanas delimitadas.

Tudo isso tem sido impulsionado e facilitado por uma ampla judicialização de políticas públicas e uma maior harmonização das práticas de contabilidade e de direito privado. Além disso, agências globais como as Nações Unidas e o Banco Mundial têm procurado pressionar os governos a contratualização/privatização de programas, sob os auspícios das agendas de Bom Governo. Enquanto os governos nacionais e da cidade ainda são atores essenciais, de muitas maneiras suas atividades estão se tornando divididas e entregues a uma gama de fornecedores. As implicações são profundas para o entendimento tradicional sobre o que constitui uma política democrática e do Estado-cidadão. No entanto, as geografias desses processos em diferentes cidades continuam subexploradas e esta é uma área aberta a uma contribuição real.

Assim, o projeto “Estado, Grandes Firmas e Governança para o Desenvolvimento Metropolitano” está investigando as seguintes questões:

• A geopolítica do capitalismo regulamentar: o trabalho interroga criticamente a natureza da regulação e desafiar alguns dos escritos mais crus sobre o neoliberalismo que dominam a literatura dos estudos urbanos.

• elites privadas e do caráter de privatização: análise em profundidade sobre a natureza mutável do setor privado e a forma e o caráter de privatização. Quem são essas novas elites privadas e o que eles querem fazer com os estados? Além disso, os estados estão se transformando em quê? E quais são as implicações do capitalismo regulamentar para os processos democráticos, cidadãos e da sociedade civil?

 

City Future 2014

Durante o Congresso City Future 2014, o projeto “Estado, Grandes Firmas e Governança para o Desenvolvimento Metropolitano” foi representando pelos seguintes pesquisadores na sessão Desenvolvimento da Governança Metropolitana: o papel dos Estados e Firmas.

E. d’Albergo e G. Moini (Rome) – The ambiguous «metropolitan» development of Rome: the role of political and economic factors

C. Gardesse and C. Lefèvre (Paris) – The Greater Paris project: State, economic actors and civil society

L. Ye (Guangzhou) – Constructing the new metropolitan center in Shenzhen, China: The Link between state and firms

Y. Demirkaya (Istanbul) – The Dynamics of Istanbul Metropolitan Development: The Role of Big Scale Projects and Private Sector.

O próximo encontro do grupo internacional “Big Firmas” será em Guangzhou (China), na Conferência Internacional de Desenvolvimento Urbano, 13 e 14 de dezembro de 2014.
 
O caso do Rio de Janeiro: questão para debate
De acordo com Luiz Cesar Ribeiro e Nelson Rojas, a economia política que governa a inflexão do Rio de Janeiro é inteiramente localista, e desconsidera totalmente a questão metropolitana. “Durante o City Future 2014, mostramos que os fatos apontam para a hegemonia da coalizão de forças que, historicamente, têm regido uma política urbana no Rio de Janeiro baseada na ativação do circuito de acumulação urbana. Segundo os modelos propostos por Harvey, vemos que predomina no Rio de Janeiro uma estratégia de desenvolvimento bem adequado para os interesses da coalizão que governa historicamente a economia política da cidade, uma vez que cria novas oportunidades de realização de negócios para os circuitos da acumulação urbana”, argumenta Luiz Cesar e completa:
“Esse modelo corresponde a recursos específicos já existentes na cidade, não apenas as relacionadas com a natureza, mas também para as características sociais e culturais que produzem um espaço social cujos elementos que podem ser vendidos e consumidos como “capital simbólico coletivo”.