Estudos: Controle de Inundações em Bacias Hidrográficas Metropolitanas

O livro Controle de Inundações em Bacias Hidrográficas Metropolitana, de Paulo Carneiro e Marcelo Miguez trata da integração do planejamento do uso do solo à gestão dos recursos hídricos, com enfoque no controle de inundações. A gestão dos recursos hídricos em regiões metropolitanas vincula-se, em grande medida, às características da ocupação e do uso do solo das bacias hidrográficas inseridas nesses territórios.

As inundações se agravam com a própria urbanização não planejada, criando um ciclo de difícil tratamento: a urbanização sem o devido controle afeta o sistema de drenagem, que falha, comprometendo o meio urbano, degradando-o e criando situações de riscos e perdas. Aprofundar esse tema é o objetivo principal deste estudo, além de elucidar os desafios e as perspectivas para o controle integrado de inundações em bacias densamente urbanizadas, particularmente em regiões metropolitanas.

Uma aproximação do debate travado no livro foi feita por um dos autores do livro, Paulo Carneiro, pesquisador do Laboratório de Hidrologia e Estudos do Meio Ambiente da COPPE e do Programa de Pós-graduação em Urbanismo – PROURB/FAU/UFRJ, para o boletim do Observatório no qual tratava da integração das políticas públicas que interagem com os recursos hídricos, em especial do Arco Metropolitano. O Arco Metropolitano é uma obra do Governo Federal com custo estimado em aproximadamente US$ 16 bilhões. O Arco Metropolitano fará a interseção com cinco rodovias federais e uma ferrovia e a ligação com vários pólos industriais de grande porte que estão sendo implantados na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e irá provocar transformações significativas na estrutura urbana da Baixada Fluminense, criando novos vetores de expansão e novas centralidades urbanas. Em suas duas extremidades, o Arco irá conectar o Comperj – Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, situado no município de Itaboraí, em fase de implantação, ao Porto de Itaguaí, na baía de Sepetiba.

Para saber mais sobre O Arco Metropolitano e o Futuro da Baixada Fluminense, texto escrito por Paulo Carneiro, clique aqui.

 

Escrito por Observatório|Última atualização em Qua, 04 de Maio de 2011 21:42

 

Tags: , , ,