Governança, Copa do Mundo e Movimentos Sociais em Belo Horizonte

O INCT Observatório das Metrópoles promove, nos dias 23 e 24 de outubro, o Seminário “Metropolização e Megaeventos: os impactos da Copa do Mundo sobre Belo Horizonte e região metropolitana”. O evento faz parte de um ciclo de debates regionais com o objetivo de apresentar as principais transformações que estão ocorrendo nas cidades brasileiras que sediarão o mundial da Fifa. Na capital mineira serão debatidos temas como desenvolvimento econômico; segurança pública; moradia e mobilidade urbana; e governança metropolitana, Copa do Mundo e movimentos sociais – e as relações de poder e contrapoder no cenário político belo-horizontino.

O Projeto Metropolização e Megaeventos se estruturou na cidade de Belo Horizonte a partir das diretrizes definidas por sua Coordenação em Encontro Nacional realizado em fevereiro de 2011. Desde então, uma equipe constituída por 11 pesquisadores colaboradores vem se dedicando a monitorar e a analisar os impactos vinculados aos megaeventos esportivos acolhidos pelo país, na estrutura urbano-metropolitana da capital mineira. Nossa perspectiva é que este Seminário possa refletir a junção de contribuições interdisciplinares e, portanto, complementares, adequadas ao tratamento e à compreensão de questões proeminentes manifestas na cena belo-horizontina atual, consoante à visível imbricação de aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais, urbanísticos, ambientais e jurídicos, que caracteriza as transformações em curso neste contexto.

PROGRAMAÇÃO

23 de outubro de 2013 – quarta-feira

8h30 – Inscrições

9h30 às 12h – Mesa-redonda 1 – Desenvolvimento econômico em Belo Horizonte e Região Metropolitana, no contexto da Copa do Mundo FIFA 2014

João Tonucci (Núcleo BH)

Marcella Scotti (Núcleo BH)

Orlando Alves dos Santos Júnior (UFRJ/IPPUR/Observatório das Metrópoles)

 

14h às 17h – Mesa-redonda 2 – Copa do Mundo e Segurança Pública: impactos sobre a oferta de equipamentos e serviços urbanos e sociais, em BH e Brasília

Marco Antônio Couto Marinho (Núcleo BH)

Robson Sávio Reis Souza (Núcleo BH/Nesp-PUC Minas)

Rômulo Ribeiro (UNB/Observatório das Metrópoles/Núcleo Brasília)

Luciana Teixeira de Andrade (PUC Minas/Observatório das Metrópoles).

 

24 de outubro de 2013 – quinta-feira

9h às 12h – Mesa-redonda 3 – O influxo da Copa do Mundo FIFA 2014 sobre a estrutura urbano-metropolitana de Belo Horizonte: mobilidade e moradia, em foco

Daniel Medeiros de Freitas (Núcleo BH)

Denise Morado Nascimento (EA/UFMG)

Hélio Rodrigues de Oliveira Jr. (Núcleo BH)

14h às 17h – Mesa-redonda 4 – Governança urbana e metropolitana, Copa do Mundo e Movimentos Sociais: poder e contrapoder no cenário político belo-horizontino.

Joviano Mayer (Coletivo Margarida Alves)

Léa Guimarães Souki (PUC Minas/Observatório das Metrópoles)

Lucia Ciccarini (Núcleo BH)

Naiane Loureiro (Núcleo BH)

Radamés Andrade Vieira (Núcleo BH)

Rejane de Oliveira Nazário (Núcleo BH)

 

REALIZAÇÃO:

Núcleo Belo Horizonte do Projeto Metropolização e Megaeventos; Observatório das Metrópoles; Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-Minas; NPGAU – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG.

APOIO:

FINEP/CNPq/INCT

Público Alvo: Pesquisadores e acadêmicos dos Cursos de Ciências Sociais, Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Economia; Movimentos Sociais; profissionais liberais e consultores ligados às áreas temáticas.

Local: Escola de Arquitetura da UFMG – Rua Paraíba, 697 – Savassi – BH/MG.

 

Última modificação em 23-10-2013 20:03:34