Skip to main content

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Participação Popular no Território: como fazer?”, que busca capacitar lideranças populares e agentes públicos em metodologias participativas para o planejamento e a gestão de territórios urbanos. O curso é fruto da parceria entre o Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA/UFABC) e a Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades, com apoio do INCT Observatório das Metrópoles. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho.

Gratuito e presencial, o curso será ministrado pelos professores Héctor Poggiese (FLACSO-Argentina) e André Pasti (CEFAVELA/UFABC), com carga horária de 20 horas. Serão duas turmas: a primeira, em Santo André (SP), de 30 de junho a 04 de julho; e a segunda, no Rio de Janeiro (RJ), de 08 a 11 de julho.

Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, integrantes de organizações de favelas e participantes de iniciativas premiadas pelo Prêmio Periferia Viva, o curso aborda uma ampla gama de metodologias participativas aplicadas ao contexto latino-americano. A proposta envolve a apresentação de experiências sistematizadas e a realização de oficinas práticas com foco na solução de problemas reais nos territórios populares.

Para Orlando Santos Junior, coordenador do novo projeto INCT (2025-2028) do Observatório das Metrópoles, a iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos da rede:

O curso tem como objetivo exatamente fortalecer as metodologias de participação popular nos territórios, trata-se de uma questão estratégica, ela é um tópico fundamental para democratização da gestão das políticas públicas e é necessário que a gente invista em metodologias de participação popular que permitam fortalecer a organização da população nos territórios e na sua atuação direta nas decisões que impactam sua vida cotidiana.

A ementa inclui temas como planejamento participativo, cogestão, mapeamento para cenários de risco, orçamento participativo, audiências públicas interativas, entre outros.

SERVIÇO
Curso de Extensão “Participação Popular no Território: como fazer?”
Turma 1 – Santo André (SP): 30 de junho a 4 de julho
Turma 2 – Rio de Janeiro (RJ): 8 a 11 de julho
Carga horária: 20 horas
Público-alvo: Lideranças comunitárias, estudantes, ONGs, assessores técnicos e servidores públicos
Inscrições até 15 de junho: cefavela.ufabc.edu.br/cursos