O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) lançou a revista Engenharia Urbana em Debate. Em formato digital, a publicação tem como objetivo publicar, de forma gratuita, pesquisas voltadas ao conhecimento e práticas sobre a gestão e atuação técnico-profissional no território. A revista está estruturada em 4 categorias temáticas: Saneamento; Urbanismo; Geotecnia e Geoprocessamento; e Transportes e Mobilidade.

O primeiro número, intitulado A Cidade e o Isolamento Social, já está disponível. Conforme a apresentação, “a pandemia Covid-19 trouxe mudanças à vida urbana e exigiu adaptações da sociedade, de forma preventiva, para garantir os serviços essenciais à saúde pública. Neste contexto, padrões de consumo, geração de resíduos sólidos, revisão de valores, conscientização sobre o aspecto coletivo, planejamento de infraestrutura urbana, uso sustentável de recursos e uma mudança na mobilidade urbana surgiram para expor novas demandas socioculturais e econômicas”.

Já o segundo número aborda o tema Cidades + Resilientes e demonstra o comprometimento e consolidação no debate de temas vinculados à Engenharia Urbana. “Neste contexto, reforça-se a importância de preparar as cidades para que se tornem mais resilientes, tendo em vista todos os problemas que os ambientes urbanizados enfrentaram e a necessidade da resiliência ser foco primordial nas discussões sobre cidades sustentáveis e inovadoras”.

Para consultar a revista, acesse: www.engurbdebate.ufscar.br