A Ril Editores, de Santiago (Chile), recentemente lançou o livro “Las Escalas de la Metrópoli”, com organização de Arturo Orellana, Carmen Miralles-Guasch e Luis Fuentes. O livro foi publicado na Coleção de Estudos Urbanos UC, do Instituto de Estudos Urbanos e Territoriais, e é a sexta publicação da Red de Investigación sobre Áreas Metropolitanas de Europa y América Latina (Rideal).

O livro oferece uma renovada revisão teórica e empírica sobre as implicações dos processos de metropolização sob uma perspectiva de análise multiescalar, considerando contextos regionais e transnacionais. Dividida em três partes, a publicação é composta por uma seleção de trabalhos que vêm contribuindo nos estudos urbanos nas últimas décadas, especialmente na América Latina. Entre os trabalhos publicados está o de Rosa Moura, vice-coordenadora do Núcleo Curitiba do Observatório das Metrópoles.

Com aproximações diversas, cada trabalho busca resgatar novos conhecimentos e enfoques para compreender a complexa realidade do fenômeno metropolitano como parte da urbanização planetária, que em origem foi prognosticada por Henri Lefebvre, no início dos anos 1970 e, mais recentemente, no início da década de 2010 foi uma das hipóteses mais influentes nos trabalhos de Neil Brenner.

Na parte I, “Nuevos enfoques teóricos sobre lo metropolitano”, reúnem-se textos de Rosa Moura; Arturo Almandoz Marte; Ana Fani Alessandri Carlos; e Pablo Ciccolella. Na parte II, “Desafíos del planeamento metropolitano”, textos de Adrian Guillermo Aguilar e Flor M. Lopez; Raul Mora, M. Francisco Cespedes e Pablo Marti; Magdalena Vicuna; Pablo Elinbaum e Daniel Galland; e Arturo Orellana e Catalina Marshall. Na parte III, “Dinâmicas de mobilidade e uso de espaço público”, textos de Georgina Isunza Vizuet; José Luís Gomez, Pedro Bannen e Celia Martinez; Sonia Vidal-Koppmann; e Carme Mirales-Guash, Guillem Vich; Xavier Delclos-Alio e Oriol Marquet.

O livro pode ser adquirido online (CLIQUE AQUI).