Voltar

Maringá

O Observatório das Metrópoles Núcleo Maringá foi criado institucionalmente no ano de 2005 vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mas, antes disso, a inserção das professoras Ana Lúcia Rodrigues e Celene Tonella no Observatório das Metrópoles Núcleo de São Paulo abriu a possibilidade da Região Metropolitana de Maringá (RMM) compor a rede nacional do Observatório. O vínculo das professoras pesquisadoras da UEM ocorreu com o objetivo de desenvolver, respectivamente, um doutoramento que resultou na tese intitulada “A pobreza mora ao lado: segregação socioespacial na Região Metropolitana de Maringá” e um estágio de pós-doutorado com o tema “Poder Local e Políticas Públicas: Um Estudo Exploratório Sobre Conselhos Gestores”, ambos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

A institucionalização da participação do Núcleo Maringá deu-se pela vinculação do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) à rede nacional por meio da assinatura de um Protocolo de Cooperação Técnico-Científica, com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é a sede nacional da rede.

A partir de então, o Núcleo Maringá integrou os grandes projetos nacionais vinculados ao INCT. Num primeiro momento como um dos Institutos do Milênio (2005-2012) do CNPq e mais recentemente com o Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia INCT/CNPq (2015-2020). Também foram desenvolvidos no período inúmeros projetos no contexto regional e metropolitanos, consistindo de pesquisas, assessorias e intervenções.

INSTITUIÇÕES INTEGRANTES

  • Universidade Estadual de Maringá (UEM)
    • Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
    • Programa de Pós-Graduação em Geografia
    • Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde Pública
    • Centro de Tecnologia 
    • Departamento de Estatística
    • Departamento de Ciências Sociais 
    • Departamento de Direito 
    • Departamento de Administração 

PUBLICAÇÃO

Maringá: Transformações na Ordem Urbana

COORDENAÇÃO REGIONAL

William Antonio Borges
E-mailLattes
Celene Tonella
Lattes

PESQUISADORES PRINCIPAIS

PESQUISADORES COLABORADORES