Nexo Jornal apresenta vídeo sobre Milton Santos

Em sua série “Cientistas do Brasil que você precisa conhecer“, o Nexo Jornal apresenta essa semana a trajetória de Milton Santos. Considerado o maior geógrafo brasileiro, Santos se dedicou a entender como as cidades funcionam e se desenvolvem, sobretudo em países pobres.

O vídeo apresenta toda a rica e extensa trajetória acadêmica de Milton Santos, desde o início dos seu estudos na Bahia, passando pelos seus anos de exílio no exterior, até o seu retorno ao Brasil após a abertura democrática e seus últimos anos como professor emérito na Universidade de São Paulo (USP).

Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1948), Doutor em Geografia Humana pela Université de Strasbourg I, França (1958), Professor Titular Emérito do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), Santos também foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR) entre 1991 e 1993.

Para saber mais sobre o pensamento de Milton Santos, confira O futuro das megacidades: dualidade entre o poder e a pobreza, texto com a transcrição na íntegra da palestra de Santos no seminário internacional “O Futuro das Megacidades”, publicada na edição nº 19 da revista Cadernos Metrópoles.

 

Tags: ,