Novos livros na Biblioteca Digital: obras de Neil Brenner e Luiz Cesar Ribeiro estão disponíveis para download

Estão disponíveis na Biblioteca Digital do Observatório das Metrópoles dois novos livros: “Espaços da Urbanização. O urbano a partir da teoria crítica“, de Neil Brenner, e “A Metrópole em Questão: desafios da transição urbana“, de Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, ambos publicados pela Editora Letra Capital.

Com apoio do David Rockefeller Center for Latin American Studies, o livro “Espaços da Urbanização. O urbano a partir da teoria crítica” é resultado de uma parceria entre Neil Brenner e o Observatório das Metrópoles. Composta por doze artigos que resumem os trabalhos recentes de investigação do autor, a publicação busca iluminar a compreensão sobre as diferentes formas, escalas e dinâmicas de urbanização, além de renovar as bases epistemológicas, metodológicas e analíticas da teoria crítica urbana.

Brenner é professor de teoria urbana na Graduate School of Design, da Universidade de Harvard, onde coordena o Urban Theory Labuma plataforma de ensino e pesquisa sobre formas emergentes de urbanização. Brenner está entre os mais citados teóricos contemporâneos que se dedicam aos estudos urbanos. Ele vem produzindo contribuições importantes sobre vários temas ligados à teoria urbana crítica, sobre o processo de urbanização capitalista, reestruturação urbana, economia política e reescalonamento, neoliberalização e urbanização planetária.

Durante a sua passagem pelo Brasil para participar do Congresso Observatório das Metrópoles 20 Anos, Brenner concedeu uma entrevista à equipe do Observatório das Metrópoles, onde abordou os principais temas de sua pesquisa, como a urbanização planetária e a teoria urbana crítica. No vídeo, o pesquisador também falou sobre a atuação do seu laboratório de pesquisa e a utilização da cartografia crítica para desconstruir as suposições sobre urbanização embutidas nas visualizações dominantes do urbano.

Tendo em vista as transformações ocorridas no Brasil no período de 1980 a 2010, o livro “A Metrópole em Questão: desafios da transição urbana” não apenas reconstitui a discussão e as formulações teórico-interpretativas daquele momento, como procura compreender a metrópole hoje, sua ordem urbana, dentro do quadro de transições demográficas, econômicas, políticas e sociais experimentado pelo país.

De autoria de Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, coordenador nacional do Observatório das Metrópoles, a obra oferece uma contribuição fundamental para entender as transformações contemporâneas vividas pelas cidades e metrópoles brasileiras, a partir de uma síntese interpretativa da transição urbana do Brasil no período 1980-2010. Além disso, o livro contribui para a identificação dos grandes desafios que temos pela frente, e sugere caminhos possíveis como a geração de processos democráticos de planejamento urbano capazes de reverter desigualdades sociais que marcam as cidades brasileiras.

O livro é constituído por um conjunto de artigos que sintetiza a reflexão crítica de Ribeiro a respeito da transição urbana brasileira nos últimos trinta anos. A publicação também expressa parte da produção científica da rede Observatório das Metrópoles relativa ao período 2009-2015 a partir do qual passou a integrar o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT/CNPq).

A temática urbana-metropolitana está no centro da questão social brasileira — apesar de não receber a mesma importância na agenda política do país — e deverá estar no centro dos conflitos sociais nos próximos anos”, aponta Ribeiro.

Ambos os livros estão disponíveis para download, confira:

 

Tags: , , , ,