O papel das ocupações urbanas como elemento de repertório dos movimentos de moradia (Texto para Discussão)

Com o objetivo de divulgar os produtos parciais produzidos no âmbito de suas pesquisas, o Observatório das Metrópoles apresenta a publicação Textos para Discussão (TD). Esta semana lançamos o terceiro TD, intitulado “O papel das ocupações urbanas como elemento de repertório dos movimentos de moradia na inflexão ultraliberal”.

Elaborado pelos pesquisadores Ana Carolina Maria Soraggi, Thêmis Amorim Aragão e Filipe Souza Corrêa, o texto apresenta o caso da ocupação Vila Eliana Silva (Belo Horizonte/MG), a fim de analisar as possibilidades e limites de repertório de ação dos movimentos de moradia num contexto sociopolítico caracterizado por uma inflexão ultraliberal.

Segundo os autores, a história da Vila Eliana Silva e o relato dos seus moradores explicitam a luta pelo efetivo cumprimento da função social da propriedade. Na conclusão, o texto destaca a necessidade do retorno às bases e o fortalecimento dos movimentos para a reversão do quadro político e retomada da Reforma Urbana.

Confira o resumo:

Dada a importância que os movimentos sociais tiveram na construção de uma agenda política para Habitação de Interesse Social no Brasil, este artigo tem como objetivo discutir as possibilidades e limites de repertório de ação dos movimentos de moradia num contexto sociopolítico caracterizado por uma inflexão ultraliberal e com significativas transformações na relação entre Sociedade Civil e Estado. Para isso, partimos de um estudo de caso em que relatamos o processo de ocupação e consolidação da Vila Eliana Silva (Belo Horizonte/MG). A análise desse histórico permitiu destacar estratégias e repertórios de ação que explicitam a luta pelo cumprimento da função social da propriedade, bem como uma necessária reflexão sobre possibilidade de variação deste repertório de confronto nesta nova conjuntura.

Palavras-Chave: movimentos sociais urbanos; ocupações urbanas; habitação de interesse social; política habitacional.

Acesse o documento completo, CLIQUE AQUI.

 

Tags: , , , , ,