Skip to main content

Quais evidências da importância do setor agrário na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)? A partir da questão, Denise Elias, Renato Pequeno e Felipe Rodrigues Leitão desenvolveram o artigo “O que há de agrário na Região Metropolitana de Fortaleza?“.

Publicado na Revista GeoTextos, publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia, o texto se baseia na hipótese que de a agropecuária é uma atividade de grande destaque em relação ao uso e à ocupação do espaço e à economia da região. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, além da organização de séries estatísticas e confecção de cartogramas, os autores confirmam a hipótese de que o espaço rural e as atividades agropecuárias têm forte presença na RMF.

Espaços urbana e áreas rurais da RMF, segundo categorias do IBGE. Fonte: Elaborada por Felipe Rodrigues Leitão a partir de IBGE (2019).

Denise Elias é professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Renato Pequeno é professora Universidade Federal do Ceará (UFC) e Felipe Rodrigues Leitão é doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Todos integram o Núcleo Fortaleza do Observatório das Metrópoles.

Confira o resumo do artigo:

A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), no estado do Ceará, é uma das mais importantes do Brasil. Formada por 19 municípios, é extremamente heterogênea e marcada por consideráveis diferenças entre seus municípios, incluindo os níveis de urbanização. Para além da diversidade, apresenta especificidades bastante sui generis quando se trata de uma região metropolitana, tal como a forte presença de espaço rural e de atividades agropecuárias, que caracterizam predominantemente o uso e a ocupação do território de alguns municípios. Neste artigo, apresentamos evidências da importância do setor agrário na RMF e trabalhamos com a hipótese de que a agropecuária é uma atividade de grande destaque em relação ao uso e à ocupação do espaço e à economia da região. Como metodologia, adotamos os procedimentos clássicos de uma pesquisa científica na área de ciências humanas e sociais aplicadas, como pesquisa bibliográfica e documental, organização de séries estatísticas e confecção de cartogramas. Por fim, confirmamos a hipótese de que o espaço rural e as atividades agropecuárias têm forte presença na RMF.

Palavras-chave: Agropecuária, Espaço Rural, Região Metropolitana de Fortaleza, Ceará.

Acesse o texto completo, CLIQUE AQUI.