Observatório de Maringá lança site para monitoramento urbano local

O Observatório das Metrópoles de Maringá, coordenado pela professora Ana Lúcia Rodrigues (UEM), promove o lançamento do novo site do núcleo regional com o propósito de reunir informações sobre o monitoramento e avaliação do desenvolvimento urbano de Maringá, com a identificação dos planos setoriais, avaliação da dinâmica urbana sobre a desigualdade social, e mais o acompanhamento do debate público sobre a questão da governança local. O site do Observatório de Maringá oferece toda a produção do núcleo regional — com livros, artigos e teses e dissertações.

O novo site do Observatório de Maringá faz parte das ações do novo programa de pesquisa da Rede Observatório das Metrópoles, no âmbito dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT/CNPq), irá investigar o tema “As Metrópoles e o Direito à Cidade na inflexão da ordem urbana brasileira” a partir de projetos que abordam o conceito e prática do direito à cidade.

No novo programa os Núcleos Regionais assumem o compromisso de atuar localmente para o monitoramento da questão urbano-metropolitana, por meio de fóruns, coletivos e participação nos debates públicos. Ademais, os núcleos dão continuidade a um dos objetivos centrais da rede Observatório que é a formação de atores para a democracia urbana e a cidadania metropolitana.

De acordo com a professora Ana Lúcia Rodrigues, o Observatório de Maringá já deu início às reuniões de planejamento e organização da equipe de trabalho para o Programa CNPq/INCT (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia). O grupo de pesquisadores é composto por professores, estudantes e profissionais multidisciplinares, e será responsável pela execução das atividades propostas de 2017 a 2020, período de execução do projeto.

“Os temas a serem desenvolvidos neste programa incluem a avaliação dos desafios para assegurar o bem-estar urbano, a partir da análise de temas como direito à cidade, cidadania metropolitana, governança, regimes urbanos, financeirização da cidade e gestão participativa”, aponta Ana Lúcia e completa:

“De maneira geral, a Rede Nacional Observatório das Metrópoles se prepara para essa nova etapa, com objetivo primeiro de difundir e ampliar a relevância do debate metropolitano para o desenvolvimento nacional, construindo uma nova concepção do pensamento urbano que possa superar a fragmentação, o localismo político, a competição e a ausência de governança metropolitana”.

OBSERVATÓRIO DE MARINGÁ

O Observatório Maringá foi criado no ano de 2002 a partir da inserção das professoras Ana Lúcia Rodrigues e Celene Tonella no Observatório das Metrópoles com o objetivo de desenvolver, respectivamente, tese de doutorado intitulada “A pobreza mora ao lado: segregação socioespacial na Região Metropolitana de Maringá” e de pós-doutorado com o tema “Poder Local e Políticas Públicas: Um Estudo Exploratório Sobre Conselhos Gestores”, ambos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

No âmbito estadual, Maringá integra o Observatório Paraná, coordenado pelo IPARDES/PR. A institucionalização local do Observatório de Políticas Públicas da RMM deu-se pela vinculação ao Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Maringá que firmou um acordo, através da assinatura do Protocolo de Cooperação Técnico-Científica, com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Participam ainda do grupo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação da Prefeitura Municipal de Maringá e a União de Faculdades Metropolitanas de Maringá. Sob a coordenação da professora Dra. Ana Lúcia Rodrigues – Departamento de Ciências Sociais (DCS)/UEM, o Observatório Maringá é composto por 14 pesquisadores, mais seus respectivos orientandos.

Algumas atividades realizadas pelos pesquisadores:

Participação no grupo que realizou a Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento de Maringá; cursos de qualificação para membros de Conselhos Gestores no âmbito estadual e municipal; participação no Congresso da Cidade no ano de 2004; realização de pesquisa demandada pela Prefeitura Municipal de Sarandi; participação na pesquisa para o Ministério das Cidades sobre as regiões metropolitanas brasileiras, Como Andam as Metrópoles; elaboração e encaminhamento de projeto de pós-graduação latu sensu sobre Políticas Públicas.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

– Assessoria à Coordenadoria da Região Metropolitana de Maringá

– Assessoria na elaboração do Plano de Regularização Fundiária do Município de Paranavaí (em andamento);

– Assessoria na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social (PLHIS) dos municípios de Sarandi e Paiçandú; Campo Mourão e Marialva 9em andamento;

– Assessoria para criação de associação de pleiteantes de Habitação de interesse Social no Município de Nova Olímpia Paraná;

– Monitoramento da implantação dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, num projeto de Requalificação Urbana e Social no município de Maringá;

– Participação na criação do Fórum Maringaense pelo Direito às Cidades – cursos de qualificação para membros de Conselhos Gestores na esfera estadual e municipal;

– Participação no Conselho de Gestão Urbana e Territorial da cidade de Maringá;

– Participação no processo de elaboração e implementação do Plano Diretor de Desenvolvimento de Maringá;

– Participação no Programa de Pós-Graduação Latu sensu sobre Políticas Públicas na Universidade Estadual de Maringá.

– Análise e leitura dos dados referente à Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar (PNAD’s);

– Programas de Pós Graduação: i) Ciências Sociais – Mestrado Acadêmico. ii) Políticas Públicas – Mestrado Profissional.

Instituições integrantes

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UEM

Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM

Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde Pública da UEM

Centro de Tecnologia da UEM

Departamento de Estatística da UEM

Departamento de Ciências Sociais da UEM

Departamento de Direito UEM/Central de Prática Restaurativa

Departamento de Administração UEM

Acesse o site do Observatório de Maringá.

Veja também:

LIVRO Maringá: transformações na ordem urbana

 

Última modificação em 27-04-2017 13:26:29

 

Tags: ,