Skip to main content

A Rede Observatório das Metrópoles vem monitorando, nos últimos anos, os impactos dos megaeventos esportivos no Brasil. Parte dos resultados dessa grande pesquisa estão disponíveis para download em 12 livros que investigam as transformações urbanas ocorridas nas cidades-sede onde se realizaram os jogos da Copa do Mundo/2014, e as transformações ainda em curso no Rio de Janeiro – que sediará em 2016 as Olimpíadas. Destaque para a relação entre megaeventos e a mercantilização das cidades, impactos econômicos, governança urbana e violações dos direitos humanos.

Segundo o profº Orlando Alves dos Santos Jr., os 12 livros do projetoMetropolização e Megaeventos: impactos da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 mostra o esforço da rede Observatório das Metrópoles de produzir uma pesquisa completa sobre os impactos dos megaeventos no Brasil.

“Urbanistas, geógrafos, sociólogos e outros profissionais se dedicaram a investigar cada uma das 12 cidades envolvidas na Copa. Também se propuseram a analisar, no plano nacional, dimensões essenciais da vida metropolitana, tais como a mobilidade, a moradia e as políticas de segurança”, afirma Orlando e completa: “As análises apontaram que os megaeventos esportivos fazem parte da adoção de um padrão de governança empreendedorista neoliberal, que promove um novo ciclo de mercantilização em nossas cidades”.

De acordo ainda com Orlando Jr., verifica-se um processo que torna necessário mercantilizar o que antes estava fora do circuito da mercadoria e (re) mercantilizar o que foi colocado sob  regime da proteção de instituições sociais por sua importância para a reprodução da vida. “A cidade – juntamente com a cultura – é a nova fronteira em vias de desbravamento, explorada como tentativa de solução espaço-temporal dos efeitos da exacerbação da sua estrutural crise de acumulação”, argumenta Orlando.

Nesse sentido, os megaeventos expressam um projeto urbano de renovação e reestruturação da cidade. Ou seja, é impossível falar de megaeventos esportivos sem falar do projeto de cidade, como dois processos inseparáveis.

A seguir a lista dos livros para download gratuito:

Brasil
Os impactos da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016

Belo Horizonte
os impactos da copa do mundo 2014

Curitiba
os impactos da Copa do Mundo 2014

Fortaleza
os impactos da Copa do Mundo de 2014

Porto Alegre
os impactos da Copa do Mundo 2014

Recife
os impactos da Copa do Mundo de 2014

Rio de Janeiro
os impactos da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016

Salvador
os impactos da Copa do Mundo 2014

São Paulo
Megaprojetos, megaeventos, megalópole: a produção de uma nova centralidade em São Paulo

The Metropolis of Rio de Janeiro
a space in transition

Porto Maravilha
antecedentes e perspectivas da revitalização da Região Portuária do Rio de Janeiro

Leia também:

Dossiê das Violações do Direito ao Esporte e à Cidade
Cadê o legado esportivo da Olimpíada do Rio de Janeiro?

Rio 2016: os Jogos da Exclusão

Dossiê Megaeventos e Violações dos Direitos Humanos no Rio

Violações do Direito ao Trabalho dos Camelôs no Rio