Voltar

Paraíba

O Núcleo Paraíba do Observatório das Metrópoles (João Pessoa – Campina Grande) foi recentemente incluído na Rede Nacional do INCT Observatório das Metrópoles e tem sua sede na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Foi composto, inicialmente, por ex-membros do Núcleo Recife do Observatório das Metrópoles, atuais professores da UFCG. Originou-se da parceria entre o Laboratório Produção da Habitação e da Cidade do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFCG, com o Núcleo Recife, para a associação em investigações sobre a produção do espaço e a realização de processos de formação e exigibilidade pelo direito à cidade.

Destacam-se entre os projetos, estudos sobre as bordas urbanas do Recife e Campina Grande, estudos sobre a rede urbana e a bacia hidrográfica do Rio Paraíba, e, estudos sobre os empreendimentos habitacionais, com foco na análise sobre o Programa Minha Casa Minha Vida no Estado da Paraíba. Todos financiados pelo CNPQ por meio de editais Universal. Em relação à formação de atores, destaca-se o projeto “Fortalecendo capacidades por cidades mais justas”, desenvolvido pela ONG Habitat para à Humanidade, com a colaboração do Núcleo Paraíba e apoio do Conselho Britânico.

Posteriormente, no ano de 2016, o Núcleo Paraíba passou a contar com a participação de professores dos laboratórios Laboratório de Estudos sobre Cidades, Culturas Contemporâneas e Urbanidades (LECCUR), Laboratório do Ambiente Urbano e Edificado (LAURBE) e o Laboratório de Estudos Urbanos (LEU) do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba, mais recentemente, passou a colaborar com o Núcleo Paraíba para as pesquisas de âmbito regional.

A parceria entre o Núcleo Paraíba e a Rede Nacional busca contribuir para compreensão sobre os impactos das mudanças de modelo de desenvolvimento urbano. Entender as possíveis mudanças do papel do urbano na atual etapa de expansão do capitalismo, afirma-se como ponto de partida dos estudos comparativos entre as diversas metrópoles e aglomerados urbanos do país. A inserção do Núcleo Paraíba na Rede fortalece a estratégia de dar visibilidade à diversidade do território brasileiro e suas relações com as desigualdades regionais, aprofundando o conhecimento das realidades metropolitanas do país e do papel que a cidade assume na consolidação do tripé capital internacional/Estado/capital nacional, agora sob a hegemonia do capital financeiro (internacional e nacional) e de sua lógica. As pesquisas adquirem uma dimensão ampla por serem desenvolvidas em rede nacional, visando estudos, sob a coordenação geral do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ).

João Pessoa (capital) e Campina Grande são os maiores arranjos populacionais da Paraíba. Tal condição ressalta a importância regional dos municípios e sua responsabilidade territorial com uma vizinhança pouco dinâmica e empobrecida.

INSTITUIÇÕES INTEGRANTES

  • Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
    • Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECA)
    • Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PPRN)
    • Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU)
    • Curso de Graduação em Geografia (CGG)
  • Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
    • Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU)
    • Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG)
    • Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR)
  • Habitat para Humanidade Brasil
  • Fórum de Reforma Urbana da Paraíba (FERURB)
  • Fórum do Diretor Participativo de João Pessoa (FPDP JP)

COORDENAÇÃO REGIONAL

PESQUISADORES PRINCIPAIS 

PESQUISADORES COLABORADORES