O Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC-SP apresenta os resultados do Projeto Temático “As Lideranças Políticas no Brasil: características e questões institucionais“, concluído em 2019. Com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a iniciativa buscou detalhar as características das lideranças políticas e investigar como elas se estruturavam, se posicionavam e agiam em termos institucionais e coletivamente.

Formulado na esteira das grandes manifestações de 2013 – as famosas Jornadas de Junho – o objetivo geral do projeto foi aprofundar o estudo sobre o tema das lideranças políticas no país, recuperando historicamente o surgimento dessas lideranças, problematizando o seu significado e buscando compreender o sentido histórico e as características pessoais e contextuais desses líderes. Entre os objetivos secundários, buscou-se avaliar o desenvolvimento das mídias e a constituição da imagem de lideranças políticas no país, bem como enfatizar as possíveis imagens que elucidam a forma como atores políticos empregaram os meios de comunicação para afirmarem a sua condição de líderes e suas ações políticas.

Para alcançar os objetivos propostos, ao longo dos quatro anos de projeto temático, trabalhou-se com:

  1. Os debates teóricos que envolvem o tema;
  2. A construção de um banco de dados, abrangente, com lideranças políticas históricas e atuais;
  3. A coleta de informações sobre a trajetória das lideranças e a percepção destas sobre o significado do termo e a construção da política brasileira contemporânea;
  4. O agendamento e realização de entrevistas com lideranças e agentes políticos de atuação extra-parlamentar (coletivos e movimentos sociais).

Alguns dos produtos da pesquisa foram o Banco de Dados e o canal no YouTube, que contém as entrevistas realizadas durante o período. O livro com os resultados gerais da pesquisa estará disponível em breve, com edição da EDUC-PUCSP, financiamento da FAPESP e organização de Vera Lucia Michalany Chaia, Rosemary Segurado e Tathiana Senne Chicarino.

Saiba mais sobre a iniciativa: