Pesquisador do Observatório é contemplado com Prêmio Milton Santos

O pesquisador do Observatório das Metrópoles, Saint-Clair C. da Trindade Júnior, recebeu o V Prêmio Milton Santos, na categoria artigo com o trabalho Cidades na floresta: os “grandes objetos” como expressão do meio técnico-científico informacional no espaço amazônico.

Com o objetivo de estimular a pesquisa teórica e aplicada na área de estudos urbanos e regionais e de estudos para a avaliação e proposição de políticas, planos e projetos urbanos e regionais, o prêmio é dado anualmente para aqueles que representam melhor as realidades urbanas e regionais brasileiras, de acordo com o juri formado pela  Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).

O prêmio é uma homenagem ao geógrafo Milton Santos, que foi presidente da ANPUR por dois anos e realizou estudos sobre a temática urbana no Brasil e na América Latina. A indicação para concorrer ao prêmio é feita por um júri escolhido pela Associação, o qual, depois, decide quais trabalhos serão os vencedores de cada categoria.

O artigo premiado foi publicado na revista do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. No trabalho, são analisadas as company towns, cidades construídas pelos grandes projetos econômicos na Amazônia, para abrigar os trabalhadores das empresas.

No artigo, é feita a diferenciação entre as cidades da floresta e as cidades na floresta. As primeiras eram, até a década de 1960, as mais comuns na região. Suas características de pequenas cidades e associadas frequentemente à circulação fluvial conferiam-lhes fortes ligações com a dinâmica da natureza, com a vida rural não moderna e com o ritmo da floresta ainda pouco explorada. Já as cidades na floresta, por sua vez, são aquelas que tendem a articular-se principalmente às demandas externas da região, fazendo da floresta um elemento de pouca integração aos novos valores da vida urbana, sendo mesmo sua negação“, explica Saint-Clair.

Confira na íntegra o artigo premiado, Cidades na floresta: os “grandes objetos” como expressão do meio técnico-científico informacional no espaço amazônico.

1. O V PRÊMIO MILTON SANTOS, CATEGORIA ARTIGO. Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior
Título: Cidades na floresta: os “grandes objetos” como expressão do meio técnico-científico informacional no espaço amazônico. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, Instituto de Estudos Brasileiros, v.1, n. 51, p. 113-137, mar./set. 2010 (ISSN 0020-5874).

 

Tags: , ,