Com o objetivo de apresentar as pesquisas em desenvolvimento no Observatório das Metrópoles, lançamos em maio de 2020 a série “Pesquisas OM“. Ao longo de quatro meses apresentamos os projetos que compõem o Programa 2017-2020 do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles, totalizando nove vídeos e quase 1.500 visualizações no Youtube.

Na série, os pesquisadores e pesquisadoras responsáveis falam sobre os objetivos das pesquisas, os subprojetos, os núcleos regionais envolvidos, além de exemplos que buscam explorar a conexão entre o tema de estudo e o cotidiano das pessoas, especialmente aquelas que vivem nas metrópoles brasileiras.

A série “Pesquisas OM” contemplou os seguintes temas:

Encerrando a série, o tema dessa semana é Economia Metropolitana, cujo projeto de pesquisa, intitulado “Economia Metropolitana e Desenvolvimento Regional. Mudanças da base produtiva e mercado de trabalho“, analisa as mudanças na estrutura produtiva e na organização do mercado de trabalho das principais metrópoles brasileiras e o desenvolvimento regional. Considerando as metrópoles enquanto um dos lócus do desenvolvimento nacional, a pesquisa investiga quais os movimentos mais importantes registrados na economia e no mercado de trabalho durante o período de experimento desenvolvimentista (2003-2014) e a fase de crise econômica (2015-atual), considerado um período de inflexão ultraliberal.

Confira o vídeo:

O projeto é coordenado por Maria do Livramento Clementino, professora do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DPP/UFRN), e Marcelo Ribeiro, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ).

Para saber mais sobre o desenvolvimento da pesquisa, confira os links a seguir: