Pesquisas OM: Gestão das Águas

Com o objetivo de apresentar as pesquisas em desenvolvimento no Observatório das Metrópoles, apresentamos a série “Pesquisas OM“. No formato de vídeos curtos, divulgaremos quinzenalmente os projetos que compõem o Programa 2017-2020 do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles.

Na série, os pesquisadores e pesquisadoras responsáveis falam sobre os objetivos das pesquisas, os subprojetos, os núcleos regionais envolvidos, além de exemplos que buscam explorar a conexão entre o tema de estudo e o cotidiano das pessoas, especialmente aquelas que vivem nas metrópoles brasileiras.

A série “Pesquisas OM” contemplará os seguintes temas:

O tema dessa semana é Gestão das Águas, cujo projeto de pesquisa se intitula “Gestão das águas urbanas e do saneamento básico em Regiões Metropolitanas: impasses e possibilidades de universalização“. O projeto tem como objeto central da análise as políticas públicas relacionadas à gestão das águas e do saneamento, suas características e sua capacidade de atuar sobre a universalização do acesso ao saneamento básico, reduzindo as desigualdades, de promover a segurança hídrica e de preservar a qualidade dos recursos hídricos.

Confira o vídeo:

A pesquisa é coordenada por Ana Lucia Nogueira de Paiva Britto (UFRJ), Livia Izabel Bezerra de Miranda (UFCG), Fabiano Rocha Diniz (UFPE), Juliano Pamplona Ximenes Ponte (UFPA), Simone Danielle Aciole Morais Marinho (UFCG).

Para saber mais, confira os artigos publicados recentemente sobre o tema:

 

Tags: , , , , , , ,