Com o objetivo de apresentar as pesquisas em desenvolvimento no Observatório das Metrópoles, apresentamos a série “Pesquisas OM“. No formato de vídeos curtos, divulgaremos quinzenalmente os projetos que compõem o Programa 2017-2020 do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Observatório das Metrópoles.

Na série, os pesquisadores e pesquisadoras responsáveis falam sobre os objetivos das pesquisas, os subprojetos, os núcleos regionais envolvidos, além de exemplos que buscam explorar a conexão entre o tema de estudo e o cotidiano das pessoas, especialmente aquelas que vivem nas metrópoles brasileiras.

A série “Pesquisas OM” contemplará os seguintes temas:

O tema dessa semana é Megarregião, cujo projeto de pesquisa se intitula “A Megarregião Rio de Janeiro-São Paulo“. O objetivo é analisar o conceito de metropolização regional, investigando não só a delimitação territorial, mas as trocas, fluxos e conexões que são estabelecidas internamente e com o mundo globalizado. No caso da megarregião que englobaria parte do Rio de Janeiro, São Paulo e alguns municípios de Minas Gerais, o projeto utiliza quatro indicadores para investigar como ocorre a integração dessa área e o que a diferencia do resto do país.

Confira o vídeo:

O projeto é coordenado por Sandra Lencioni, professora titular do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), representada no vídeo por Regina Tunes, pesquisadora do projeto e professora do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia (IGEOG) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Confira as publicações recentes: