Skip to main content
Plano Estratégico para a Cidade do Rio de Janeiro

A Casa Fluminense divulga os “Encontros da Sociedade Civil para debater o Plano Estratégico da cidade do Rio de Janeiro”. O plano foi lançado no início de julho com as propostas para a gestão municipal no período 2017-2020. São quatro grandes dimensões temáticas — Economia, Social, Urbano-Ambiental e Governança, cobertas por 65 iniciativas e 101 metas. O momento agora é de cidadãos, especialistas e organizações da sociedade civil discutirem as metas apresentadas no Plano e contribuírem para a sua revisão.

O Plano estratégico do Rio (http://prefeitura.rio/web/planejamento) foi divulgado pela prefeitura como forma de apresentar a população diretrizes de governo a serem desenvolvidas para a cidade durante os próximos 4 anos (2017 a 2020) de gestão.

A participação da sociedade civil na elaboração deste documento é essencial para que as propostas sejam ouvidas, e a sociedade possa monitorar o desenvolvimento das metas e cobrar, se necessário, caso estas não estejam sendo realizadas.

Após a realização de audiências públicas (calendário disponível aqui: http://prefeitura.rio/web/planejamento/agenda1), a Prefeitura terá que elaborar a versão final do Plano baseada nas sugestões, críticas e demandas levantadas.

ARTICULAÇÃO. Organizações da sociedade civil estão unidas em busca de mais transparência, controle social e planejamento na gestão pública debatendo o Plano Estratégico (P.E) do Rio desde o seu lançamento no dia 4 de julho. Um grupo formado por vinte e seis organizações entregaram durante a primeira audiência pública do P.E, a primeira versão do documento comentado com apontamentos críticos às metas propostas para a gestão 2017-2020.

PARTICIPAÇÃO. A participação da sociedade civil na elaboração deste documento é essencial para que nossas propostas sejam ouvidas, possamos monitorar o desenvolvimento das metas e cobrar, se necessário, caso estas não estejam sendo realizadas.

Ao final de todos os encontros da sociedade civil será consolidada uma análise crítica e propositiva mais abrangente do Plano que será entregue à prefeitura.

A Casa Fluminense convida a todos e todas para participar do seminário que irá tratar desses e outros temas sobre a agricultura urbana, familiar e agroecologia na cidade do Rio, no dia 28 de agosto.

Venha participar e sugerir metas, indicar ações e propostas concretas de políticas públicas!

#PlanoEstratégicoRio

Faça sua inscriçaõ aqui https://goo.gl/forms/79l7D8AOTQq44hi42

Lei que estabelece o plano de metas: http://bit.ly/leiplanodemetas

 

Organização: AS-PTA, Casa Fluminense e Rede Carioca de Agricultura Urbana