Skip to main content

isbn | 9786559741700

Região Metropolitana de Porto Alegre (1973-2023) – RMPA 50 Anos: História, Território e Gestão

Por Danielle Heberle Viegas, Heleniza Ávila Campos e Paulo Roberto Rodrigues Soares (org.)
Assuntos: História; Região Metropolitana; Região Metropolitana de Porto Alegre; Migração; Políticas de habitação social; Dinâmica de trabalho
publicado por Editora Oikos
Brasil 455 páginas publicado em 2023

No livro, um conjunto de pesquisadoras e pesquisadores de diferentes áreas (Geografia, Arquitetura e Urbanismo, História, Sociologia, Economia, entre outras) e de renome se debruçam sobre as cinco décadas da existência da RMPA. Até o presente momento, a maioria dos estudos contemplaram tanto o planejamento técnico e a institucionalização da RMPA, quanto algumas das problemáticas sociaisespaciais listadas. Porém, não são poucos os temas inéditos, além daqueles que merecem ser revisitados. Com essa expectativa, apresentamos a obra, que objetiva fazer uma avaliação teórico-crítica da evolução da RMPA entre 1973 e 2023.

A obra está dividida em quatro partes, iniciando com a reconstrução da “História e gestão metropolitana: os 50 anos da RMPA”, onde os capítulos discutem desde a sua institucionalização e a “modernidade” metropolitana, até a sua configuração como “metrópole global”, passando pela discussão da sua complexa gestão e da “rede de atores” metropolitanos. Na segunda parte, sobre “Espaços, meio ambiente e morfologias”, os capítulos analisam a vulnerabilidade social, o meio-ambiente, as ruralidades, a economia e a mobilidade metropolitana. Na sessão sobre “Atores, habitação e movimentos sociais” discute-se a questão habitacional, do mercado de trabalho, as migrações contemporâneas, as ocupações urbanas e a configuração das periferias metropolitanas.

A última parte, “Casos exemplares e temas emergentes”, apresenta assuntos correlatos à atualidade do cotidiano metropolitano, com questões que em períodos anteriores estavam invisibilizadas nos estudos metropolitanos. Assim temos artigos sobre os territórios quilombolas, os espaços de memória, o patrimônio cultural e a presença das mulheres no planejamento urbano e metropolitano.

O livro é finalizado com um instigante posfácio sobre o futuro da região metropolitana e os principais desafios que se colocam para o seu estudo e sua vivência na contemporaneidade. Almejamos, assim, singularizar as complexidades da Região Metropolitana de Porto Alegre em perspectiva comparada com outras realidades em nível nacional e global, além de potencializar projetos que proporcionem melhores condições de vida para todas as suas populações.

Link para o livro