Skip to main content

Com o objetivo de promover o debate sobre gênero e interseccionalidade no campo dos estudos urbanos e regionais, a partir das teorias feministas, a Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (RBEUR) lançou o “Dossiê Temático: Território, Gênero e Interseccionalidades”, organizado por Diana Helene, Gabriela Leandro, Paula Freire Santoro e Rossana Brandão Tavares.

Revelando a pertinência e a urgência da temática, assim como a escassez de projetos editoriais que acolham abordagens sobre opressão de gênero, raça, classe e sexualidade nas cidades, a chamada para o dossiê recebeu 149 textos. Destes, foram selecionados doze, agrupados em quatro blocos temáticos:

  1. Conversas epistemológicas sobre corpo e território;
  2. Experiências descritas a partir de narrativas situadas e corporificadas;
  3. Processos de despossessão mobilizados por diversas violências urbanas inter-relacionadas em torno da moradia e do urbano; e
  4. Lutas, o reposicionamento no território e a potência transformadora.

Conforme destacam as organizadoras, o dossiê constitui um espaço de reflexão contra-hegemônico, atento à produção de conhecimento que visa à transformação social.

Desejamos que as discussões que vislumbramos neste dossiê cresçam e ganhem novos espaços, não marginalizados, desvalorizados e/ou invisibilizados. Marielle, Presente! Marina Harkot, Presente!

A seguir, confira o conteúdo do dossiê:

Para saber mais, acesse: rbeur.anpur.org.br/rbeur