Voltar

São Paulo

O Observatório das Metrópoles Núcleo São Paulo foi criado em 1998 com a participação dos pesquisadores do NEPUR (Núcleo de Estudos de Pesquisas Urbanas) da PUC-SP (fundado em 1982, no Departamento de Sociologia, sob a coordenação das professoras Maura Véras e Lucia Bógus) e do LABPLAN (Laboratório de Planejamento do Departamento de História e Estética do Projeto), da FAU-USP (fundado em 1995, no Departamento de Projeto na USP, sob a coordenação do prof. Antonio Cláudio Moreira e Moreira). Criado a partir da aprovação do Projeto PRONEX/CNPq “Metrópole, Desigualdades Sócio-espaciais e Governança Urbana” sob a coordenação, em São Paulo, da prof. Lucia Bógus, o Observatório das Metrópoles Núcleo São Paulo foi instalado nas dependências do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP.

O grupo de pesquisadores do Núcleo São Paulo é atualmente composto por sete pesquisadores doutores, quatro bolsistas do Programa PIBIC/CNPq, uma bolsista pós-doc FAPESP, um bolsista de doutorado FAPESP e, com apoio do Lincoln Institute, uma bolsista de doutorado CAPES e dois auxiliares de pesquisa, além de uma doutoranda, uma mestranda e um mestre. Todos os alunos desenvolvem projetos de pesquisa vinculados à temática central do Núcleo São Paulo.

Além do desenvolvimento conjunto dos Projetos PRONEX, aprovados para os períodos 1997/2003 e 2003/2006, os pesquisadores do Núcleo colaboram com o LABPLAN e a SEMPLA/SP na pesquisa sobre “Territórios da Globalização” financiada pela FAPESP no Programa de Políticas Públicas e com vigência até 2006. Essa colaboração consiste em fornecer as bases digitalizadas para o município de São Paulo, sobre as quais será mapeada a distribuição das atividades econômicas ao longo dos últimos dez anos.

Além disso, as pesquisadoras Lucia Bógus e Suzana Pasternak subsidiam a análise de dados obtidos com base na RAIS e na PAEP/FSEADE. O apoio da FAPESP para o Núcleo São Paulo consistiu na concessão de uma bolsa pós-doc (em vigor) e de duas bolsas de iniciação científica, já concluídas. O Núcleo é também responsável, em São Paulo, pela publicação dos Cadernos Metrópole, periódico indexado na Library of Congress de Washington. O Núcleo São Paulo tem ainda se ocupado de atividades de formação e capacitação em nível de pós-graduação, oferecendo, a cada dois anos, a disciplina “Questões da Cidade Contemporânea” nos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC/SP e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie, com a colaboração de professores da Universidade de Lisboa, da FAU-USP e da PUC-SP. A assinatura de Convênio entre as instituições participantes tem viabilizado a realização desses cursos tanto em São Paulo, como em Lisboa, favorecendo ainda o intercâmbio de alunos das instituições envolvidas.

INSTITUIÇÕES INTEGRANTES

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
    • Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
  • Universidade de São Paulo (USP)
    • Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

PUBLICAÇÃO

São Paulo: transformações na ordem urbana

COORDENAÇÃO REGIONAL

 

Lúcia M. Machado Bógus
PUC-SP
CNPQ
Suzana Pasternak
USP
CNPQ

PESQUISADORES PRINCIPAIS

PESQUISADORES COLABORADORES