O livro “Dos cortiços aos condomínios fechados” tem por origem a tese de doutorado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade de São Paulo (USP) de Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, coordenador nacional do Observatório das Metrópoles.

Capa da 1ª edição do livro.

Lançado em 1997, o livro se tornou um clássico sobre a produção do espaço no Brasil ao detalhar o processo de formação do mercado imobiliário na cidade do Rio de Janeiro, apresentando elementos para discutir a relação entre a propriedade fundiária e o capital de incorporação na produção da moradia, objetivando compreender o papel dos agentes imobiliários no processo de produção do espaço edificado.

A publicação é composta por duas partes: a primeira, teórica, é voltada para a discussão sobre as relações entre propriedade fundiária e capital na produção da moradia; e a segunda, empírica, reúne vasto material de pesquisa sobre produção imobiliária na cidade do Rio de Janeiro no período que se estende de 1870 ao final da década de 1980.

Com apresentação de Ermínia Maricato e Lícia Valladares, a segunda edição do livro agora está disponível em nossa Biblioteca Digital.

Para fazer download do livro, CLIQUE AQUI.