Nos dias 14, 21 e 28 de setembro e 05 de outubro de 2021, ocorrerão as atividades do “Seminario Laboratorios Urbanos ante la pandemia”, promovido pelo Laboratorio de la Forma Urbana, Área de Estudios Urbanos e Posgrado en Diseño y Estudios Urbanos da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM-AZC).

A proposta do evento, que contará com a participação do Observatório das Metrópoles, é propiciar um espaço de discussão sobre o papel, a estrutura e o funcionamento dos laboratórios urbanos frente às transformações atuais nos centros urbanos, além de ativar vínculos de colaboração entre instituições e espaços de sistematização e geração de conhecimento que permitam articular agendas coletivas de trabalho.

O seminário está estruturado em torno dos seguintes eixos temáticos:

  1. Laboratórios urbanos e seus objetos de estudo;
  2. Gestão da informação em laboratórios urbanos;
  3. Funcionamento interno e articulação externa de laboratórios urbanos; e
  4. Práticas e impacto dos laboratórios urbanos no território.

Esses quatro eixos temáticos serão abordados a partir de duas atividades. A primeira corresponde as conferências magistrais, que abrem a cada dia do seminário e têm o propósito de colocar aspectos, fatores e considerações, tanto proposicionais quanto críticas, que constituem um primeiro mapa sobre o tema correspondente.

Já a segunda atividade são mesas de trabalho que dão continuidade as propostas de cada palestra de abertura e são formadas como espaços de discussão entre diferentes laboratórios ou grupos de pesquisa. Em cada mesa estarão representantes de laboratórios da universidade anfitriã, de outras instituições acadêmicas mexicanas, da América Latina e de laboratórios do Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (Conacyt).

As atividades serão transmitidas pelo Facebook e pelo canal da Área de Estudios Urbanos UAM no Youtube.

Confira a programação completa (CLIQUE AQUI).