#seminário — A produção da cidade informal no século XX

O Laboratório de Estudos Urbanos e Socioambientais (LEUS) da PUC Rio promove, nos dias 30 e 31 de julho de 2018, o Seminário Internacional “A Produção da Cidade Informal no Século XX”.

A cidade informal está no coração das preocupações dos organismos internacionais e constitui um campo de pesquisa importante sobre os países do Sul. No entanto, há precedentes importantes também nas cidades europeias, sobretudo entre os anos 1930-1970. 

Partimos da hipótese que o desenvolvimento dos bairros informais, tanto no Norte como no Sul, significa menos a aparição de novos modos de produção da cidade, que a relegação à ilegalidade dos modos de produção já existentes, dentro do contexto de desenvolvimento do urbanismo em um movimento mais amplo de extensão dos domínios de intervenção estatal na cidade contemporânea.

O presente seminário é o terceiro encontro do projeto de pesquisa “La ville informelle au 20e siècle. Politiques urbaines et administration des populations” e pretende, dessa vez, intercambiar as pesquisas realizadas no projeto com as dos especialistas brasileiros do tema.

Para mais informações, acesse a página do evento “A Produção da Cidade Informal”.

 

Tags: , , , ,