Está disponível em nossa Biblioteca Digital todos os onze volumes da série “Como Andam as Regiões Metropolitanas”, publicada em 2008 pelo extinto Ministério das Cidades, por meio do Programa Nacional de Capacitação das Cidades – PNCC.

O objetivo do PNCC era capacitar agentes públicos e sociais para implantação das políticas e dos programas de desenvolvimento urbano. Nesse sentido, a Coleção Estudos e Pesquisas do PNCC visava dar conhecimento ao público brasileiro de estudos e pesquisas importantes para subsidiar a formulação e a utilização de instrumentos e ações voltados para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.

O primeiro trabalho apresentado na Coleção Estudos e Pesquisas do PNCC foi a série “Como Andam as Regiões Metropolitanas”, produzida pelo Observatório das Metrópoles. Composta de 11 volumes, a série oferece um amplo exame sobre a hierarquização e a identificação dos espaços urbanos, assim como propõe a construção de uma tipologia para as cidades brasileiras. O trabalho desenvolvido sob a responsabilidade do Observatório das Metrópoles apresenta um olhar analítico sobre onze Regiões Metropolitanas (São Paulo, Salvador, Fortaleza, Natal, Recife, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Belém e Goiânia) e um aglomerado urbano (Maringá), traçando suas características geofísicas, socioocupacionais e socioespaciais.

A série foi organizada da seguinte forma: