Série “Conheça o OM” apresentou os 16 núcleos regionais do Observatório das Metrópoles

Através de vídeos, a série “Conheça o OM” apresentou os dezesseis núcleos regionais que compõem a rede Observatório das Metrópoles. Distribuídos em todas as cinco regiões do Brasil (Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul), a organização em rede permite aprofundar o conhecimento da diversidade da realidade metropolitana do país e suas relações com as desigualdades regionais.

Por meio de entrevistas com os coordenadores(as) e vice-coordenadores(as) dos núcleos, o objetivo da série foi apresentar a estrutura, as pesquisas desenvolvidas, a interlocução com a sociedade civil e o poder público, assim como a avaliação do desenvolvimento da pesquisa em rede do ponto de vista de cada núcleo.

Lançada em agosto de 2019, a série foi divulgada quinzenalmente em nosso Boletim Semanal. Os vídeos estão disponíveis em nosso canal no Youtube, conforme sequência abaixo:

Essa semana publicamos o último vídeo, apresentando o Núcleo Rio de Janeiro, o qual também sedia a Coordenação Nacional do Observatório das Metrópoles. Vinculado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o núcleo é coordenado por Marcelo Gomes Ribeiro. Outras instituições integrantes são: Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Além da série “Conheça o OM”, o canal do Youtube do Observatório das Metrópoles possui outros vídeos com conteúdos relacionados ao urbano-metropolitano, como entrevistas, documentários, palestras e apresentações. 

O nosso canal foi criado em 2012 para armazenar vídeos produzidos pelos projetos de pesquisa da rede, porém desde o ano passado temos investido fortemente na utilização dele enquanto estratégia de difusão científica.

Congresso Observatório das Metrópoles 20 Anos foi um marco e resultou em mais de 10 novos vídeos para o Youtube. Além das gravações das mesas redondas, realizamos mais de 30 entrevistas com convidados externos e pesquisadores da rede.

Quer apoiar a difusão científica do Observatório das Metrópoles? Acesse www.youtube.com/ObsMetropoles e clique em Inscrever-se.