Skip to main content

Produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2022” sistematiza um conjunto de informações sobre a realidade social brasileira. Os indicadores ilustram a heterogeneidade da sociedade sob a perspectiva das desigualdades sociais e estão organizados em três capítulos, os quais buscaram salientar, complementarmente, os impactos da pandemia de COVID-19 sobre essas estatísticas. São eles:

  • Estrutura econômica e mercado de trabalho. Contempla o comportamento da economia no período mais recente e ressalta as principais desigualdades estruturais identificadas;
  • Padrão de vida e distribuição de rendimentos. Examina a dinâmica dos rendimentos no Brasil, no período de 2012 a 2021, fornecendo subsídios para o estudo de dimensões centrais na determinação das condições de vida: as desigualdades de rendimentos e a pobreza monetária;
  • Condições de saúde. Aborda a evolução da mortalidade no Brasil e suas principais causas, segundo grupos populacionais específicos, com recortes por idade, sexo e cor ou raça.

A amplitude e a profundidade desses capítulos permitiram a exploração de uma variedade de indicadores, com resultados para diferentes desagregações territoriais – chegando, em alguns casos, ao nível dos Municípios das Capitais, além de fornecerem informações desagregadas por grupos populacionais específicos. Os recortes por grupos populacionais, que destacam as desigualdades de gênero, cor ou raça e grupos de idade foram abordados de forma transversal nos três capítulos, assim como a evolução em séries históricas de muitos dos indicadores.

O principal referencial dessas análises é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, realizada pelo IBGE. Outras estatísticas do Instituto, além de registros de variadas fontes externas, contribuem para delinear um painel multifacetado da realidade social brasileira, cuja comparação com outros países é pautada em indicadores internacionais.

Acesse o documento completo, CLIQUE AQUI.

Alguns destaques da edição 2022:

Saiba mais em: ibge.gov.br/estatisticas/sociais