O Nexo Jornal, através da sua sessão “Acadêmico”, divulgou o artigo Uma genealogia das manifestações de junho de 2013 no Brasil de Erick Omena¹, pesquisador do Observatório das Metrópoles.

Publicado no International Journal of Urban Sustainable Development, o texto apresenta uma retomada histórica das causas por trás das manifestações de junho de 2013, desenvolvendo uma linha cronológica dos eventos que resultaram nas jornadas de junho, começando em 1988.

Entre os fatores envolvidos no processo, Omena cita a deterioração dos serviços públicos nas áreas urbanas, a expansão do uso da internet e sua instrumentalização por movimentos sociais, e os megaeventos esportivos que exacerbaram as frustrações da sociedade civil.

Fonte: Nexo Jornal

Na matéria, o autor apresenta os seguintes pontos de sua pesquisa:

  • A qual pergunta a pesquisa responde?
  • Por que isso é relevante?
  • Resumo da pesquisa
  • Quais foram as conclusões?
  • Quem deveria conhecer seus resultados?

 

Confira a matéria: CLIQUE AQUI.

¹Erick Omena é pesquisador associado do INCT Observatório das Metrópoles, doutor em planejamento urbano pela Oxford Brookes University e mestre em planejamento urbano e regional pelo Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem como principais focos de pesquisa os estudos sobre as relações entre Estado, sociedade civil, mercado e as transformações urbanas decorrentes de grandes projetos.