isbn | 9783319518985

Urban Transformations in Rio de Janeiro: development, segregation and governance

Por Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (org)
publicado por Springer
Brasil 0 páginas publicado em 2017

A Rede INCT Observatório das Metrópoles dá mais um passo no trabalho de difusão científica internacional da temática metropolitana brasileira com o lançamento do ebook “Urban Transformations in Rio de Janeiro: Development, Segregation, and Governance”, pela editora alemã Springer. O ebook aborda a evolução histórica da metamorfose urbana do Rio de Janeiro a partir da investigação sobre os impactos das transformações econômicas, sociais e políticas no Brasil e na metrópole fluminense nos últimos 30 anos (1980-2010). Segundo o professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, editor da publicação, a conclusão do estudo aponta para a manutenção de um modelo de organização do território no Rio de Janeiro baseado na segregação residencial e na reprodução das relações de poder social, econômico e político que sustentam a sua ordem urbana.

Organizado pelo professor titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e vice-coordenador nacional do Observatório das Metrópoles Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro, “Urban Transformations in Rio de Janeiro” é uma coletânea de 20 capítulos, assinados por 24 pesquisadores da rede fluminense do Observatório, que oferece uma abordagem crítica sobre o desenvolvimento metropolitano do Rio nas últimas três décadas.

O estudo sobre o Rio de Janeiro é baseado na síntese da pesquisa conduzida pelo Observatório das Metrópoles no período 2009-2015 como parte do programa comparativo “Metrópoles: coesão social, território e governança”, pesquisa comparativa entre 14 diferentes contextos metropolitanos.

Link para o livro