Skip to main content

O podcast “Papo político” da CBN Paraíba abordou a questão do déficit habitacional e as formas de ocupações urbanas após a retirada de centenas de famílias da Comunidade Dubai I, em Mangabeira, João Pessoa, no final de novembro. Para analisar o assunto, os jornalistas Laerte Cerqueira, Angélica Nunes e João Paulo Medeiros entrevistaram Alexandre Sabino, professor da pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisador do Observatório das Metrópoles Núcleo Paraíba.

Na oportunidade, Sabino falou sobre o déficit habitacional no território paraibano e as formas de ocupação do espaço urbano, nas grandes e pequenas cidades. O debate sobre o tema veio à tona após a retirada centenas de famílias da Comunidade Dubai I, em Mangabeira, João Pessoa. Elas foram retiradas do local por determinação da Justiça, com alegação de que estava sendo cometido crime ambiental. A Polícia Militar também alegou a presença de traficantes e criminosos na área. Trabalhadores e trabalhadoras, crianças e adolescentes, diversos indivíduos vulneráreis socialmente, estavam na ocupação e foram levados para ginásios e escolas da cidade.

Para o pesquisador, essas pessoas são vítimas da omissão do poder público que não dá condições para elas comprarem uma casa, nem muito menos pagar o aluguel para uma vida digna.

Ouça o episódio #31 “Déficit habitacional e ocupações urbanas” do podcast Papo Político: