Skip to main content

Como resultado do projeto de pesquisa “Milícias, facções e precariedade: um estudo comparativo sobre as condições de vida nos territórios periféricos do Rio de Janeiro frente ao controle de grupos armados”, financiado pela Fundação Heinrich Böll – Brasil, pesquisadores vinculados ao grupo “Cidades: Núcleo de Pesquisa Urbana” da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) lançaram recentemente uma publicação sobre o tema.

A iniciativa teve como objetivo identificar e descrever a diversidade de dinâmicas de controle territorial praticadas por grupos armados no Rio de Janeiro. O estudo é baseado em trabalho de campo realizado em seis áreas da cidade – Batan, Caju, Campo Grande, Ilha do Governador, Praça Seca e Tijuquinha – e busca descrever o funcionamento das dinâmicas de controle territorial de grupos armados e o efeito causado na rotina dos moradores.

O relatório, que foi organizado por Monique Batista Carvalho, Lia de Mattos Rocha e Jonathan Willian Bazoni da Motta, está disponível para download.

Acesse: br.boell.org/milicias-faccoes-e-precariedade

No dia 04 de maio (quinta-feira), às 14h, no campus da UERJ Maracanã, ocorrerá o seminário “Milícia, facções e precariedade“, que abordará os conceitos apresentados no relatório, conforme programação abaixo:

14:00 às 16:00 – Cerco: conceitos, atualizações e atravessamentos.
Apresentação sobre “operação consorciada” e “milicialização” do tráfico – Monique Carvalho (Cidades/UERJ)
Comentários: Márcia Leite (PPCIS/UERJ) e Palloma Menezes (IESP/UERJ)

16:00 às 18:00 – Neoliberalismo, controle territorial e precariedade.
Apresentação sobre “empreendedorismo parasitário” e superexploração econômica – Lia Rocha (Cidades/UERJ)
Comentários Doriam Borges (PPCIS/UERJ) e Rachel Barros (FASE)