Skip to main content

O Núcleo Porto Alegre do INCT Observatório das Metrópoles divulgou a Carta Síntese com as principais discussões e recomendações do primeiro dia do evento “Observatório das Metrópoles: olhares sobre o planejamento urbano e a adaptação climática das cidades”, realizado em 25 e 26 de setembro de 2025, no auditório da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), em Porto Alegre/RS.

A Carta, construída coletivamente com os participantes do encontro, está disponível no site do núcleo. Além disso, as gravações completas dos dois dias de atividades também podem ser assistidas no canal do Observatório das Metrópoles no YouTube:

O evento, promovido em parceria com o Ministério das Cidades no âmbito do Projeto AdaptAÇÃO, reuniu pesquisadores, gestores públicos, representantes de movimentos sociais e ambientalistas para debater os desafios urbanos diante da crise climática.

No primeiro dia (25/09), as discussões giraram em torno do Projeto de Lei do Plano Diretor Urbano Sustentável de Porto Alegre. A programação incluiu apresentações, análises e uma escuta ativa da sociedade civil, representada por organizações e movimentos como o MNLM, o Quilombo dos Machado, o AtuaPoA e o Preserva Arado. As contribuições resultaram na elaboração da Carta síntese, que será encaminhada à Câmara Municipal de Porto Alegre como instrumento de fortalecimento da participação popular no processo de revisão do Plano Diretor.

Já o segundo dia (26/09) foi dedicado à Oficina de Avaliação dos Instrumentos de Política Urbana para a Adaptação Climática, com participação de pesquisadores do Observatório, representantes do Ministério das Cidades e gestores municipais de Gramado, Pelotas e Lajeado. As discussões abordaram desde a avaliação dos instrumentos urbanísticos à análise da legislação estadual ambiental e ao papel das mobilizações sociais e ambientais na construção de cidades mais resilientes.